Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Zika também afasta turistas estrangeiros do Amazonas

MANAUS - Em meio a um cenário já não muito promissor, as alarmantes notícias internacionais sobre a incidência do zika vírus no Brasil estão afastando o turista estrangeiro dos principais pontos turísticos do País. Manaus e o Amazonas também sentem esse reflexo, o que diminui as projeções positivas para a disputa de jogos das Olimpíadas na capital.O presidente da  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amazonas (Abih-Am), Roberto Bulbol, explica que as projeções não são positivas. “A hospedagem durante o Carnaval pode ser satisfatória, com os lodges recebendo principalmente brasileiros. Os turistas estrangeiros foram afugentados pelas notícias alarmistas de zika e dengue. E tão ruim quanto, ou pior, estão os hotéis nas áreas urbanas”, comenta Bulbol.Associações hoteleiras e operadores de turismo temem que a epidemia de zika leve mais estrangeiros a evitar viagens ao Brasil, reduzindo os ganhos que o setor esperava obter neste ano com a alta do dólar e a visibilidade trazida pelos Jogos Olímpicos. Há duas semanas, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EstadosUnidos (CDC) emitiu um alerta desaconselhando grávidas ou mulheres que pretendam engravidar a visitar o Brasil e outros 19 países latino-americanos ou caribenhos afetados pelo vírus.
Bulbol recorda de um tempo em que a hospedagem no Amazonas foi das mais disputadas. “Estivemos em 30º lugar de um ranking de 50. Hoje somos o número 44, mesmo com médias de diárias entre as mais baixas do país e promoções frequentes. O Carnaval será bom por conta dos brasileiros e locais, mas devemos ver isso como algo pontual”, conclui. A possibilidade de queda no fluxo de turistas estrangeiros amplia ainda mais a constatação.Na terça-feira, a companhia aérea americana United Airlines divulgou que passageiros poderiam remarcar voos para países atingidos pela epidemia ou ser reembolsados pelos bilhetes. A American Airlinestambém anunciou a possibilidade de ressarcimento, mas só para passageiras que apresentem atestados médicos com a recomendação de que não viajem.Agências de turismo nos Estados Unidos já registram cancelamentos de viagens à América Latina por causa do vírus.
Apelo ecológico e luxuoso 
Após um período de baixa procura, o ano de 2015 teve uma elevação no volume dehospedagens e tende a se manter em alta durante 2016, conta o gerente de marketing do Amazon Jungle Palace, Fábio Ramos. “Durante a Copa de 2014, a procura foi baixa, foi uma época de pouco dinheiro no bolso de quem vinha da Europa e EUA e preferiu ficar na capital. Em meados de 2015, a alta do dólar trouxe de volta esse turismo e o fenômeno tem se repetido agora. Estamos firmes e fortes no mercado”, conta Ramos. O formato ‘resort de selva’ também se mostra um atrativo a mais. “Oferecemos o mesmo que um cinco estrelas, com todo o bem estar necessário, sem deixar de dar ao hóspede a chance de ter o contato com as belezas naturais. Quem procura por isso dificilmente reclama de crise, acaba por ser um segmento que seleciona naturalmente”, afirma o gerente de marketing do lodge.
O câmbio atual também é responsável pela permanência e atração de turistas brasileiros e mesmo locais ao lodge. “Não podendo viajar ao exterior, a melhor opção é conhecer seu país e Estado. Muitos turistas locais e nacionais estão aqui conosco. Para o carnaval estamos praticamente lotados”, ressalta Ramos, que completa.“Mas isso não nos traz tranquilidade. Não tem como ficar acomodado, mesmo já tendo público. Devido à crise e concorrência precisamos triplicar as ações de marketing e pensar em promoções, para manter o hotel sempre com hóspedes”, conclui. O apelo ecológico acaba virando um atrativo a mais para estes empreendimentos, disse o gerente geral do Anavilhanas Jungle Lodge, Alfredo Stefani.
“Dispomos ao hóspede todo o conforto e bem-estar de um grande hotel, mas voltado à sustentabilidade e a natureza, respeitando as águas do Amazonas”, afirma. Ainda em 2015, aguardando por um melhor momento econômico, o lodge melhorou os serviços de transporte e segurança, ressalta Stefani. “A experiência em nosso hotel começa na viagem. Com uma boa chegada, seguida de uma estadia agradável em um lugar confortável e com bom atendimento. É esta a experiência que queremos proporcionar a quem nos visita”, disse.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/