Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Workshop aborda desenvolvimento de Manaus


Planejar a capital amazonense para os próximos 20 anos nos setores de urbanização, habitação e transporte é o objetivo do workshop de implantação do projeto “O  Futuro da Minha Cidade (FMC)” que ocorre nesta sexta-feira (15), no auditório da  Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), das 8h às 12h e tem entrada gratuita. Na ocasião, também será escolhido o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), responsável por gerir as ações planejadas a partir do PMC.
Serão palestrantes do workshop os consultores Sílvio Barros, ex-prefeito de Maringá, no Paraná, que transformou a realidade socioeconômica da cidade paranaense e Márcia Santin, que foi presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá, responsável por implantar diversos grupos de trabalho, especificamente por áreas: indústria, comércio, mobilidade urbana, urbanismo, educação, saúde, entres outros comitês de trabalho.
Foto: Chico Batata/Cedida
A implantação do projeto em Manaus é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na capital, o projeto é coordenado pelo  Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) e pela  Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM). Entre as principais ações do FMC estão o fomento à cultura e inovação, promoção da segurança nos espaços públicos, planejamento em infraestrutura, melhorias no trânsito e aumento da transparência na gestão dos recursos públicos. 
De acordo com o presidente do Sinduscon -AM, Frank Souza, este evento marca a segunda fase deste projeto, que iniciou há um ano, com a apresentação do modelo para os órgãos e empresas interessadas no desenvolvimento local. Nesta etapa estarão reunidas as entidades civis organizadas, empresas privadas e o poder público. “Vamos debater todas as transformações que serão desenvolvidas nos próximos vinte anos, e estas mudanças serão respeitadas independentemente de quem estiver no poder, esse projeto não poderá sofrer nenhuma alteração. Nós estamos otimistas com as discussões que vão surgir a partir desta sexta-feira, já com as principais demandas dos representantes dos vários setores de Manaus”, ressalta.
Durante o workshop, os participantes vão poder indicar câmaras técnicas que poderão compor o Codese Manaus. “As câmaras têm a função de propor soluções por meio de estudos e projetos. Essas soluções devem estar em conformidade com as necessidades locais e, caso haja um planejamento maior, essas ações têm que estar alinhadas com as diretrizes maiores”, explicou a consultora Márcia Santin. 
Histórico do Projeto
‘O Futuro da Minha Cidade’ é inspirado no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), criado em 1996 para repensar o modelo de desenvolvimento econômico da cidade de Maringá, no Paraná. Nos moldes do Codem, o Codese Manaus vai mobilizar a sociedade civil organizada – empresas e entidades –com o objetivo de reorganizar a capital do Amazonas para os próximos 20 anos.
O projeto foi desenvolvido em cerca de 15 cidades brasileiras, a última a implantá-lo foi Brasília-DF. “O Futuro da Minha Cidade” tem duas características principais: 1º a participação voluntária de grande parte das  pessoas no conselho de desenvolvimento da cidade e 2º a visão de planejar o futuro. Desta forma, a natureza da iniciativa está em planejar e tecer alianças, o que segundo Do Carmo, impede que o conselho tenha conflitos com o poder público. “As duas frentes são complementares na gestão da cidade.
Outros aspectos incluem o apartidarismo, que trata da ausência de ligação com partidos políticos, fundamental para garantir a legitimidade do conselho e preservar os interesses, desejos e demandas da sociedade; e o foco no desenvolvimento econômico”, informou o presidente.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/