Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Venezuela reabre fronteira com o Brasil em Roraima

Venezuela reabre fronteira com o Brasil em Roraima
A fronteira entre o Brasil e a Venezuela, que fica a mais de 200 Km de Boa Vista, foi reaberta na manhã desta segunda-feira (21), após a reeleição do presidente Nicolás Maduro no domingo (20). Segundo o G1 Roraima, a informação foi confirmada pela Secretaria de Gestão Internacional de Roraima.

Foto:Reprodução/Rede Amazônica
O fechamento aconteceu na última sexta-feira (18) e até mesmo o fluxo de pedestres foi bloqueado pelo lado venezuelano da fronteira na BR-174.

Ao G1, o cônsul-adjunto da Venezuela em Roraima, José Martí Uriana, explicou que a medida de fechar a fronteira é comum e tem como objetivo garantir a segurança durante o pleito.

"A República Bolivariana da Venezuela, cada vez que tem um processo eleitoral, fecha a fronteira para resguardar a soberania territorial e também para que as Forças Armadas controlem todo território nacional", disse.

O bloqueio, no entanto, não impediu a entrada de venezuelanos no Brasil, que procuravam rotas clandestinas para comprar mantimentos no país vizinho.

Fátima Araújo, secretária adjunta da Secretaria de Gestão Internacional de Roraima, explica que a fronteira foi reaberta às 6h (7h de Brasília) pela guarda nacional bolivariana. "Agora, veículos e pessoas têm autorização para passar por lá", detalhou.

É pela fronteira da Venezuela com o Brasil que milhares de venezuelanos têm saído para fugir da crise política e econômica vivida no regime de Maduro.

A ONU afirma que todos os dias 800 pessoas fazem o percurso para deixar o país. Em razão do intenso fluxo de imigrantes, estima-se que há 40 mil venezuelanos vivendo em Boa Vista.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/