Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Venezuela e Colômbia fecham acordo de abertura progressiva da fronteira

Venezuela e Colômbia fecham acordo de abertura progressiva da fronteira
Foto: Divulgação/Governo da Venezuela
Em conversa por telefone, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, fizeram um acordo para a abertura gradual da fronteira entre os dois países. A normalização do trânsito deve acontecer nos próximos dias após o cumprimento de duas medidas. "Os presidentes instruíram seus ministros de Defesa a coordenarem ações imediatas para a normalização da fronteira", disse o ministro de Comunicações da Venezuela, Ernesto Villegas, no Twitter.

A partir desta terça-feira (20) pedestres dos dois lados da fronteira entre a Venezuela e a Colômbia têm permissão para atravessar de um país para o outro. Segundo publicado nas redes sociais do ministro de Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, os dois países devem dialogar com o intuito de eliminar as máfias. "Falei com o Dr. Luis Carlos Villegas, para aumentar a coordenação operacional contra as máfias", afirma Padrino no Twitter.

A segunda parte do acordo prevê o diálogo entre o Banco Central de Venezuela e o Banco da República da Colômbia. As duas grandes instituições econômicas pretendem coordenar, de maneira internacional, operações contra máfias que atuam na falsificação de moedas. Além disso, Maduro pretende dialogar com o presidente Manuel Santos para solicitar a modificação da Lei nº 8, aprovada em 2000, que permite que casas de câmbio na fronteira fixem preços abaixo do normal no câmbio do Peso para o Bolívar.

"Estamos exigindo que o governo da Colômbia, por via diplomática, tome medidas para a remoção da resolução nº8, que permite que casas de câmbio coloquem o preço que quiserem na moeda venezuelana (...) um preço tem o Bolívar, em Bogotá, no Banco da República, e outro preço tem com máfias Cucuta ", disse o chefe de estado, durante o seu programa 'Fale Maduro'.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/