Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Vacina contra a dengue já está disponível em Manaus

Vacina contra a dengue já está disponível em Manaus
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
A vacina Dengvaxia está disponível na capital do Amazonas a partir desta sexta-feira (5). No entanto, por enquanto, ela só é aplicada em uma clínica particular localizada na Zona Centro-sul da cidade. A aplicação custa R$ 270 e protege contra os quatro sorotipos da doença. Não há previsão de quando estará disponível na rede pública de saúde. Mas o Governo avalia a possibilidade de incluí-la no calendário de imunização.
Esta é a primeira e única vacina contra a dengue aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O medicamento foi desenvolvido pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, que tem capacidade de produção de 100 milhões de doses por ano. A expectativa das autoridades em saúde é de que haja um impacto significativo na redução da doença, principalmente nas regiões endêmicas, como o Amazonas.
A vacina é aplicada em três doses, com intervalo de seis meses entre elas. É indicada para pessoas de 9 a 45 anos e contraindicada para grávidas, lactantes e pessoas com imunidade comprometida. Os estudos para a fabricação do produto levaram quase 20 anos e os testes, que envolveram 40 mil pessoas, em 15 países, foram aplicados em áreas endêmicas. No Brasil, participaram cerca de 3.500 pessoas. A aprovação pela Anvisa ocorreu em dezembro de 2015.
Eficácia
A vacina é considerada segura e potencialmente eficaz, tendo apresentado 93% de proteção contra os casos graves da doença; redução de 88% das internações e 66% de eficácia global contra todos os tipos do vírus. Os números são vistos como significativamente importantes.
A OMS estima que três bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco de infecção por dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Anualmente, 50 milhões de casos são registrados no mundo, sendo que 500 mil são considerados graves e 21 mil resultam em morte. A doença afeta mais de 120 países.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/