Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Uso de recursos hídricos no Amazonas precisará de outorga do Ipaam

Uso de recursos hídricos no Amazonas precisará de outorga do Ipaam
Coletivo de Imprensa com a diretora-presidente do Ipaam, Ana Aleixo. Foto: Isaac Guerreiro/Portal Amazônia
O uso de recursos hídricos nos 62 municípios do Amazonas necessitará de outorga pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A portaria normativa SEMA/IPAAM n° 01/ 2016, que disciplina os procedimentos administrativos e a documentação necessária para expedir a espécie de licença, foi publicada no último dia 30 de novembro e formalizada nesta quinta-feira (29). Na teoria, todas as modalidades de uso de águas superficiais, como rios e lagos, e de águas subterrâneas, como poços artesianos, vão precisar da outorga. O órgão não deixou claro como a fiscalização será realizada sobre o uso dos recursos.

A solicitação é obrigatória, pois está prevista na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97) e na Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei 3.167/2007), e a princípio não terá custo ao solicitante. "Posteriormente através de um grupo de trabalho interno que foi criado vai avaliar como será feita essa cobrança", ressaltou a gerente de Recursos Hídricos e Minerais do Ipaam, Rosa Mariette Geissler. Os usuários que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelas Resoluções nº 01 e nº02 de 2016 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas (CERH-AM) terão dispensa da outorga.

A outorga será necessária para quem utiliza águas de poços artesianos e de rios para uso industrial, doméstico e comercial. O documento também será necessário para no caso de lançamento de efluentes, extração de minérios em corpos d'água, obras de interferência hídrica (como canalizações e retificações), construção de barragens, realização de dragagem, limpeza e desassoreamento de cursos de água. A outorga é um instrumento previsto na Política de Recursos Hídricos dos governos federal e estadual, com parâmetros estabelecidos pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Segundo a gerente de Recursos Hídricos e Minerais do Ipaam, Rosa Mariette Geissler, o objetivo da outorga é conseguir levantar informações sobre o uso dos recursos hídricos do Estado e conseguir gerir políticas públicas do uso da água de maneira mais precisa. "A outorga é um documento administrativo que deve levantar informações sobre quanto, para que e com que intensidade é utilizada a água da região. Dessa maneira será possível gerir o uso da água na região e criar políticas mais eficazes”, explica Mariette.

A outorga deverá ser solicitada a partir de 2017 através do site do órgão. Após a solicitação, funcionários do Ipaam vistarão o solicitante para averiguar se as informações declaradas estão condizentes com a realidade. Só então o órgão analisa o caso segundo as leis estaduais e federais de uso dos recursos hídricos e realiza, ou não, a entrega da outorga. O documento será emitido para os usuários dos recursos hídricos pelo prazo máximo de cinco anos.

Fiscalização

Um dos problemas que o Ipaam poderá enfrentar diz respeito a fiscalização. Segundo a diretora-presidente do Ipaam, Ana Eunice Aleixo, devido a falta de pessoal, atualmente apenas poços artesianos que sofrem denúncias ou que precisam ser atualizados recebem algum tipo de fiscalização.

A gerente de Recursos Hídricos, Rosa Mariette Geissler, confirma que, atualmente, o órgão tem uma quantidade limitada de funcionários para realizar as fiscalizações. "Isso vai ser resolvido com a implantação do sistema online. Eu não sei como a administração vai fazer, mas vai melhorar muito a celeridade, vai nos deixar mais livres em outras atividades como o monitoramento", diz.

Segundo Rosa, não há previsão para realização de concurso público para aumento no número de funcionários devido a crise. Quando questionada sobre como o órgão aumentaria a fiscalização, com o mesmo contingente de funcionários, a gerente garantiu que o novo sistema tornará os os processos rápidos, o que deixará os funcionários livres para outras atividades.

Cronograma

De acordo com a diretora-presidente do Ipaam, Ana Aleixo,  o órgão vai realizar a regularização dos usuários já cadastrados ao longo do ano através de um cronograma. "Inicialmente nós vamos trabalhar com concessionárias e indústrias do Estado. Depois de abril é que vamos começar a regularização de condomínios e empreendimento comerciais. Só a partir de julho casas, comunidades e áreas rurais serão regularizadas pelo órgão".
Arte: Luiz Eduardo Miranda/Portal Amazônia
As resoluções que englobam o uso de água subterrânea e águas superficiais, bem como os formulários estão disponíveis no site do Ipaam, que deverão ser preenchidos de acordo com o uso da água.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/