Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Universidades públicas do Pará lançam especialização sobre autismo com 300 vagas

Universidades públicas do Pará lançam especialização sobre autismo com 300 vagas
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) promovem, de forma pública e gratuita, o curso de pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais. As inscrições são gratuitas, e começaram na quinta-feira (12), e seguem até o dia 6 de janeiro de 2020. O edital oferta 300 vagas distribuídas entre os municípios de Belém, Marabá e Santarém, com foco na atuação nos eixos de saúde, educação e assistência.


“A especialização vem com o propósito de preparar os profissionais das mais diversas instituições, seja da rede pública ou privada, para atenção adequada à pessoa com transtorno do espectro autista, por isso o curso é aberto para qualquer graduação e pretende consolidar conhecimentos acerca das características das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, sua condição clínica, potenciais de desenvolvimento, com ênfase na compreensão de abordagens pedagógicas e terapêuticas, jurídica e assistencial, necessárias para a efetiva inclusão desse indivíduo, segundo os princípios de atenção integral ao TEA”, afirma a coordenadora do Curso de Especialização em TEA, Scheilla de Castro Abbud Vieira.

Foto:Divulgação/UFMG

O Curso de Especialização Lato Sensu ofertará subsídios teóricos e práticos para capacitar profissionais (professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, assistentes sociais e áreas afins) para melhor atuarem com indivíduos que apresentam o TEA, além de pesquisadores das diversas áreas do conhecimento que desejam ampliar a atuação para esse público.

A proposta é resultado de demanda social apresentada durante audiência pública realizada no dia 25 de maio de 2019, na qual 700 pessoas de 55 municípios paraenses reuniram-se na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), com a finalidade de discutir políticas públicas para as pessoas com autismo e familiares. O recurso financeiro do projeto é fruto de uma emenda parlamentar compartilhada entre 25 deputados que cederam parte das suas emendas para a efetivação do curso.



Centro de Atenção


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1% da população mundial tenha autismo. No Pará, são mais de 80 mil pessoas que precisam de diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional, além da inclusão social. Pensando nessa questão, foi criado um grupo de trabalho pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), com o objetivo de realizar estudos para a implantação do primeiro Centro de Atenção da Pessoa com Autismo do Pará. Essa especialização vem com o propósito de atender as necessidades desse espaço, que já está em construção.

A coordenadora comenta sobre a importância deste curso, que é a primeira pós-graduação pública e gratuita da região Norte na área. “Estamos falando de pessoas humanas e construtores de saberes e precisamos dar atenção nessa relação dialógica com o sujeito autista, onde, ao mesmo tempo que aprendem, também ensinam, portanto, pensando nisso, teremos disciplinas práticas e laboratoriais, tal como o trabalho de conclusão de curso, que será direcionado para a elaboração de um produto de intervenção nos ambientes onde nosso discente estiver atuando, detalhou.

Segundo Scheilla Abbud Vieira, a intenção é que cada cursista possa intervir na sua realidade, ao garantir procedimentos que conduzam à melhoria dos atendimentos nos diversos equipamentos sociais ao indivíduo com TEA, bem como para a sociedade em geral. “Sem dúvida, conduzirá à redução dos impactos que o TEA acarreta aos familiares, quando não identificado precocemente e atendido adequadamente”, afirmou.

Edital


Acesse aqui o edital



Clique aqui para se inscrever





Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/