Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Trilhos de bonde de Manaus reaparecem nas obras da Avenida Eduardo Ribeiro

MANAUS - Os trilhos do antigo bonde elétrico utilizado como transporte público de Manaus, no século XIX, foram encontrados durante os trabalhos de revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro. A Prefeitura de Manaus avalia transformar o cruzamento - 10 de Julho e Eduardo Ribeiro - em um museu a céu aberto, chamado, tecnicamente, de Bloco Testemunho. De acordo com o subsecretário de Obras Públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson, a ideia é permitir que os trilhos fiquem expostos como forma de preservar a história e contá-la de forma viva à população.
O levantamento realizado pelas arqueólogas e historiadoras que atuam na obra mostra que os trilhos estão conservados e foram evidenciados no mesmo nível dos paralelepípedos. “Dessa forma não precisaríamos fazer grandes intervenções e poderíamos deixá-los no mesmo local como era no século XIX”, disse a arqueóloga Margaret Cerqueira.A historiadora e arqueóloga Vanessa Benedito acrescenta que nessa perspectiva não seria necessária a colocação de peças pré-moldadas de concreto (pavers). “Nós não mexeríamos nessa área e ela ficaria exatamente como está desde 1896. O trabalho seria direcionado apenas para o tratamento dos achados, não precisando removê-los”, diz.
Foto: Tácio Melo/Semcom

No primeiro trecho da primeira etapa de revitalização da Eduardo Ribeiro, entre a praça do Congresso, na rua Monsenhor Coutinho, e a rua 10 de Julho, explica Antônio Nelson, os paralelepípedos recuperados foram fixados nos cruzamentos e nas faixas laterais próximas ao meio-fio. A pista de rolamento central ganhou peças pré-moldadas de concreto. A ideia no cruzamento da Eduardo Ribeiro com a 10 de Julho é manter o pavimento original deixando toda a extensão da faixa com os trilhos e paralelepípedos datados do século XIX. “Esse achado arqueológico, identificando paralelepípedo, trilho de bonde e todo esse legado da cidade da Belle Époque, demonstra a seriedade e o cuidado com que a prefeitura está tratando este patrimônio e conduzindo os trabalhos. E, certamente, será uma grande alegria e emoção integrar este Bloco Testemunho ao cotidiano da cidade e à Eduardo Ribeiro revitalizada”, comenta o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita.Sobre o ritmo da obra, o subsecretário da Seminf, Antônio Nelson explica que as obras ao longo da avenida seguem em ritmo acelerado, alcançando 50% do serviço concluído. As equipes atuam em duas frentes: na 10 de Julho e em frente à José Clemente. Nessa última os trabalhos se concentram na pista de rolamento com a colocação dos paralelepípedos. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/