Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Transferência de presos da Vidal Pessoa para nova unidade em Manaus é concluída

Transferência de presos da Vidal Pessoa para nova unidade em Manaus é concluída
Foto: Adneison Severiano/Rede Amazônia
transferência de mais de 160 presos da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, para o novo Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM-II), na Zona Rural da cidade, foi concluída nesta sexta-feira (12). O operação montada pela Polícia Militar (PM) iniciou durante a madrugada e transferiu 162 detentos. A ação atende determinação da Justiça para desativar a cadeia que abrigava internos ameaçados após o massacre ocorrido em janeiro deste ano.

Os dois comboios com os presos chegaram às 5h25 (horário Manaus) no CDPM-II. Eles devem ficar em uma ala do novo CDPM, que fica localizado no Km 8 da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista. A unidade prisional terá blocos com celas coletivas e individuais e área administrativa, além de salas destinadas ao tratamento de saúde e também voltadas ao ensino dos detentos.

Caminhões-baú, vans e carros foram usados para transportar os detentos. Os comboios saíram da cadeia pública por volta de 4h35. A operação contou com equipes do Batalhão de Choque, Força Tática Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e Comando de Operações Especiais (COE).

De acordo com o coronel Cavalcante, a operação ocorreu durante a madrugada para evitar transtornos e garantir a segurança de presos e da população. “Não teve nenhum tipo de resistência. Cerca de 150 policiais militares estão envolvidos nesta operação”, disse.

Vidal Pessoa

A Vidal Pessoa já tinha sido desativada em outubro de 2016, mas voltou a receber presos após o massacre de detentos ocorrido no dia 1º janeiro deste ano, em outras unidades prisionais. Presos ameaçados de morte foram alojados na cadeia como medida de proteção de urgência. Atualmente, a unidade tinha 165 detentos, segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Após serem alojados, fugas, confusões e mortes de detentos foram registradas na cadeia localizada no Centro de Manaus. Os presos reclamaram das condições precárias da unidade. A construção tem mais de 100 anos.

Na noite anterior a transferência, três detentos da Vidal Pessoa tentaram fugir da unidade. A Polícia Militar foi acionada para o local. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), os internos serraram as grades de uma das celas, mas foram capturados pela equipe de plantão da Seap ainda na área interna da unidade.

Esta é a segunda ocorrência com presos na Cadeia Vidal Pessoa nesta semana. Na terça-feira (9), dois presos fugiram do local durante a madrugada. No dia seguinte, os internos incendiaram um colchão.

Desativação

A Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pesoa, no Centro de Manaus, deve ser desativada até o dia 15 de maio. A data foi estabelecida em reunião no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), entre membros da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Ministério Público Estadual (MPE) e outros órgãos do Estado.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/