Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Abril 2024

Torneio SESI de Robótica reúne 29 equipes da Região Norte em Manaus

Torneio SESI de Robótica reúne 29 equipes da Região Norte em Manaus
Com programação que vai da astronomia indígena à física de Jornada nas Estrelas, começa nesta sexta-feira (30), no SESI Clube do Trabalhador, a viagem estelar na nova edição do Torneio SESI de Robótica First Lego League, este ano com o tema “Into Orbit” (do inglês, em órbita). Realizado em dois dias, o evento vai reunir, até este sábado (1), 29 equipes da Região Norte, incluindo, além do Amazonas, representantes do Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Como acontece anualmente, desde 2013, em todo o país, estudantes de 9 a 16 anos serão desafiados a pesquisar e apresentar soluções inovadoras, nos dois dias do evento, para um determinado problema. Para isso, terão que utilizar conhecimentos nas áreas de ciências exatas e biológicas. Este ano, para vencer os desafios, os participantes terão que explorar temas, como satélites, foguetes, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial, além das situações de estresse a que os astronautas são expostos.

No lançamento da nova edição, no final de outubro, o SESI, como operador oficial do Torneio, promoveu uma série de encontros das equipes com o astronauta Marcos Pontes, que capitaneou a primeira missão espacial vivida por um brasileiro. Em Manaus, para uma plateia de aproximadamente 600 pessoas reunidas no SESI Clube do Trabalhador, o astronauta narrou suas experiências na missão, que teve a duração de dez dias, na Estação Espacial Internacional (ISS), em 2006.

O Torneio de Robótica First Lego League é desenvolvido em cerca de 80 países, por meio de parceria da instituição americana FIRST com o grupo dinamarquês LEGO. Envolve alunos de escolas públicas e privadas.

Para o presidente do Sistema FIEAM e diretor regional do SESI, Antonio Silva, o SESI tem o dever de incentivar a participação de seus alunos na competição por acreditar que o torneio fortalece a capacidade de inovação, trabalho em equipe, criatividade e raciocínio lógico.

Confira a programação de palestras durante o Torneio:

Dia 30 de novembro

9h - Abertura do evento
10h – “A física de Jornada nas Estrelas” - Henrique Silva dos Santos – Projeto Cosmo
11h – “O sistema solar é simplório, mas a física é sofisticada” - Alexsandro Brito - UFAM
14h – “Novo Ensino Médio” - Guido Soprano – SENAI AM
15h – “Inteligência Artificial” – João Ponciano - Samsung Ocean
16h – “Os Avanços da Indústria 4.0” –Marcelo Aguiar – SENAI AM
17h –“O Futuro da Educação”- Marcelo Rocha – SESI AM
18h - Observação com Telescópio com o Clube de Astronomia UFAM

Dia 1º de dezembro

9h - Star Wars: ciência, ficção e mundo real - Yara de  Souza - UEA
10h - Astronomia Indígena - Nélio Sasaki - UEA
14h - Ficção científica - mitos e verdades - Mapingua Nerd
15h - Criação de roupa interativa com Arduino - Thiago Cauasa - Controlbot

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/