Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Torneio de Pesca em Manaus registra novo recorde de maior peixe capturado

Torneio de Pesca em Manaus registra novo recorde de maior peixe capturado
A 5ª edição do Torneio de Pesca “Amigos do Tarumã” realizado em Manaus neste último final de semana, bateu um novo recorde: foi capturado um exemplar de tucunaré que mede 75 cm e foi fisgado pelos pescadores  da equipe "Yamaha Fishing Team", durante a competição realizada nesse domingo (16).

O peixe, que foi capturado e solto na região do Rio Cuieiras, afluente do Rio Negro, e ultrapassou o recorde da edição de 2016, que era de 73,5 cm. O torneio teve a participação de mais de 200 pescadores de vários estados brasileiros, da Amazônia e do Estados Unidos (EUA).
Foto: Divulgação/Amigos do Tarumã
Na categoria feminina de maior peixe, a pescadora amazonense, Cléia Pereira, foi a vencedora ao fisgar um tucunaré com 34 cm. Para o vencedor na categoria masculina, Solemar Onishi, o que mais marcou foi o apelo ambiental em sinal de respeito para a comunidade. "Foi um momento marcante porque pegamos o peixe em uma das comunidades apoiadores do Torneio e devolvemos para seu hábitat na presença dos comunitários. Isso foi mais gratificante", disse.

O “Amigos do Tarumã” tem o propósito de defender a preservação da espécie do tucunaré e a proteção dos rios da Amazônia contra a poluição ambiental. Durante a competição os participantes disputam pela captura do maior exemplar de Tucunaré e quem recolher a maior quantidade de resíduos das águas dos rios. Ao capturar e medir o tamanho do peixe, cada competidor devolve ao rio.
Foto: Divulgação/Amigos do Tarumã
Premiações

A edição 2018 premiou em mais de R$ 100 mil os competidores, com dois botes da Quest Boats, acessórios de pesca, passagens aéreas, pernoites em hotéis, entre outros. O coordenador do evento, Rogério Bessa, afirma que as expectativas foram superadas. 

"Ficamos felizes por essa edição que ultrapassou nossas expectativas pela qualidade na estrutura do evento, pela participação do público e pelo novo recorde atingido. Isso é fruto de um trabalho intenso de uma grande equipe de profissionais de diversos ramos de atividade que se empenharam por vários meses para concretizar o evento", destacou o coordenador do evento, Rogério Bessa.

Resíduos

O apelo ambiental do evento mobilizou os participantes enquanto pescavam nos rios. E pela terceira vez consecutiva, a equipe BMB Team foi a campeã na modalidade só arrecadar 22kg de resíduos. A equipe é formada por amazonenses e mineiros. 

Ranking 2018 das equipes vencedoras por captura de peixes

1º AVABOTE 
2º GEGEKEIROS APUA PESCA 
3º BARCOZALTANA 
4º SUPREME
5º MANAUS SPORT FISH  
6º FULERAGEM TEAM 
7º CANABRAVA FULERAGEM 
8º YAMAHA FISH TEAM 
9º NAÇÃO SELVAGEM 
10º FISH MENDES 

Programação variada

A programação do evento ocorreu durante os dias 14, 15 e 16 com workshops sobre segmento de pesca, shows regionais e a grande competição nos Rios Negro e Tarumã, com largada e chegada no Píer do Tropical Hotel Manaus, na Praia do Tropical Hotel.

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/