Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Time de Rondônia vai enfrentar 40 horas de viagem para Copa São Paulo

MANAUS - O embarque de um time da Amazônia para a Copa São Paulo de Futebol Júnior é quase uma peregrinação. Na edição deste ano, o Araguaína, do Tocantins, viajou 32 horas de ônibus para disputar o torneio. Em 2016, o Espigão vai encarar um sacrifício ainda maior. Os jogadores de Rondônia vão passar pelo menos 40 horas na estrada até chegar a Porto Feliz, sede da equipe na primeira fase da Copinha.
Time do Espigão é formado por jogadores de projeto social de Espigão d'Oeste. Foto: Rogério Aderbal/GloboEsporte-RO
Ao menos há um alento. O Espigão conseguiu R$ 30 mil para bancar o transporte do clube, através de uma emenda parlamentar da deputada Lúcia Tereza (PP). O acordo foi firmado com o vereador Devair Rêga (PSD), justamente o técnico do time sub-20 do Espigão.
A Copa São Paulo começa no dia 2 de janeiro, mas o Espigão torce para estrear somente no dia 5, e assim, os jogadores possam descansar em solo paulista. A tabela da competição ainda não foi divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF). "Até recebemos proposta de empresários para treinar em grandes centros, mas a gente achou que fugia da nossa realidade", disse Devair.
Atual campeão rondoniense sub-20, o Espigão participou da Copa São Paulo em 2013 e surpreendeu o Brasil ao vencer o Grêmio por 2 a 0. Apesar do resultado histórico, a equipe não conseguiu passar de fase.Projeto social e talentos da casa
Na ocasião, a estratégia do Espigão foi buscar jogadores de fora do Estado para reforçar a equipe. Para 2016, Devair afirma que o planejamento será bem diferente, valorizando os atletas da casa. "Nós temos um projeto social [Escolinha de Futebol Esperança] aqui dentro da associação, onde trabalhamos com mais de 200 crianças. Então a gente entendeu que estava trabalhando na contramão da coisa. Agora vamos dar oportunidade para os atletas formados no nosso projeto", valorizou o treinador.
A estratégia foi adotada durante a temporada de 2015. O planejamento era de longo prazo, mas para surpresa até dentro do clube, os meninos de Espigão d'Oeste deram o título do Campeonato Rondoniense Sub-20 ao time da cidade. "Fomos campeões com apenas um jogador de fora da região. E prometemos que a gente levaria eles [para a Copinha] caso fosse campeão. Seria injusto da nossa parte descer um caminhão de jogadores no escuro", ponderou Devair.
O Espigão terá um desfalque importante na Copinha: o camisa 10, Lucas Silva, terá que passar por uma cirurgia no joelho. Apesar disso, Devair comemora a visibilidade que os garotos do município ganharão no maior torneio de base do Brasil. "Vou levar um plantel que começou comigo há dez anos na escolinha. E graças a Deus fizemos uma boa temporada, sendo campeões no juniores e vice no juvenil", destacou.
Devair também enaltece a paixão de seus comandados pelo futebol e a batalha que os mesmos enfrentam no dia a dia. "São garotos que vão defender o município por amor a camisa. Não é por dinheiro, não tem empresário por trás. É aquele garoto que vai tirar férias do mercado que ele trabalha, vai tirar 30 dias [de licença] do açougue. São atletas trabalhadores".

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/