Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Time de Guajará-Mirim estreia no futebol profissional de Rondônia em 2016

MANAUS – O Campeonato Rondoniense de Futebol é um dos poucos estaduais da Amazônia com data para começar: 6 de março de 2016. A novidade é a ampliação de cinco para oito equipes participantes. Um dos novatos é o Sporting Clube Morumbi Rondoniense, do município de Guajará-Mirim. O clube aposta em diferentes vertentes – futebol profissional, base e futebol feminino – para se consolidar no cenário local e alcançar voos mais altos.
Campeonato Rondoniense terá três times novatos em 2016, entre eles o Morumbi Rondoniense. Foto: Chico Limeira/Divulgação
O clube já existia como Armazém Morumbi Futebol Clube no futebol amador e até disputou a extinta segunda divisão rondoniense em 2006. “A razão social continua a mesma, na verdade é apenas um nome fantasia”, explicou o presidente do Morumbi, Hélder Passos, à rádio CBN Amazônia.
Hélder trabalhou neste ano no outro clube do município, o Guajará Esporte Clube. O Guajará tem vaga garantida no Rondoniense de 2016 por ter disputado o estadual neste ano, mas enfrenta dificuldades financeiras e pode abandonar a disputa.
O treinador do Morumbi também teve passagem pelo Guajará: o português Fernando Lage, com experiência no futebol do Amazonas em clubes como Iranduba, CDC Manicoré e Tarumã.
O lusitano disse à CBN Amazônia que a base local não será esquecida na montagem do elenco para o Rondoniense. “Queremos trabalhar com 12 jogadores profissionais e outros 12 da região. Fui contratado pelo Guajará neste ano, mas a estrutura não era como eu queria. Fiquei por aqui acompanhando o Campeonato Rondoniense e cinco ou seis jogadores do Guajará me agradaram. Já comunicamos o nosso interesse e estamos aguardando resposta”.
Lage adiantou que quatro jogadores já foram contratados pelo Morumbi para o ano que vem. “Um deles é o centroavante Bazuca, do Pato Branco [segunda divisão paranaense]. Também trouxemos o Renan, meia-esquerda de São Paulo, o goleiro Erick e o meia Nino, que trabalhou comigo no Tarumã”.
Ainda de acordo com o treinador, o clube conta com o apoio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e do 6º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) na parte estrutural, onde dispõe de gramado para treino, caixa de areia, piscina de 25 metros e academia. A equipe também treina regularmente no Estádio Municipal João Saldanha, onde manda seus jogos.Outras vertentes
O Morumbi Rondoniense também aposta no futebol feminino para despontar em 2016. “Nós tomamos a iniciativa depois que vimos uma movimentação na cidade. O Fernando observou alguns jogos femininos de campeonatos municipais e achou uma vertente interessante. Esperamos a federação se manifestar sobre o Campeonato Rondoniense de Futebol Feminino neste ano, mas o calendário da CBF inviabilizou. Mas continuamos investindo nessa modalidade que cresce a cada dia e vamos buscar a vaga na Copa do Brasil no ano vindouro”, garantiu Hélder Passos.
Além do futebol profissional e do feminino, o Morumbi também deve iniciar o trabalho com as categorias de base em 2016. “Guajará-Mirim é uma cidade com muitos talentos. No momento já iniciamos os treinamentos no feminino e estamos montando o elenco profissional, mas a base está entre as nossas prioridades”, disse Hélder.
No entanto, os olhos estão voltados para a disputa do campeonato profissional. Mesmo sem grandes investimentos, o time da 'Pérola do Mamoré', como Guajará-Mirim é conhecida, sonha alto em seu primeiro ano na elite. “O objetivo é conquistar o primeiro turno, de forma que a gente participe da Série D”, disse Fernando Lage.
Campeonato Rondoniense 2016
As equipes que disputaram o Rondoniense neste ano possuem vaga garantida no estadual de 2016 – Gênus (atual campeão), Vilhena, Ariquemes, Ji-Paraná e Guajará. O Morumbi Rondoniense é um dos novatos já confirmados, enquanto Rondoniense Social Clube e Rolim de Moura também devem entrar na disputa.
Real Desportivo e Espigão também planejam disputar a elite, mas dependem da desistência de outros clubes. Vilhena, Ji-Paraná e Guajará enfrentam dificuldades financeiras e podem abrir vagas. O Rondoniense de 2016 tem início previsto para 6 de março e término em 5 de junho.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/