Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Tecnologia facilita comunicação de funcionários surdos no ambiente de trabalho, em fábrica do AM; assista

Tecnologia facilita comunicação de funcionários surdos no ambiente de trabalho, em fábrica do AM; assista

O uso da tecnologia em diferentes ambientes de convívio possibilita que novas formas de relação sejam criadas. Uma pessoa surda conversar com alguém que não tem conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por exemplo, era considerado impossível, mas agora, graças ao Aplicativo Giulia, esse tipo de comunicação foi criada e já é colocada em prática no Amazonas. A Moto Honda da Amazônia é a primeira empresa do Estado a incluir o aplicativo no cotidiano de seus funcionários.

A iniciativa foi apresentada nesta sexta-feira (26), durante a apresentação dos avanços dos programas de inclusão social da Moto Honda, que também incluem o Programa de Estágio. O objetivo do programa é criar ações afirmativas e inclusivas a partir da empregabilidade, geração de renda e qualificação profissional.

Foto: Divulgação/Honda

Desenvolvido pela Map Inovattion, o aplicativo Giulia é apoiado pela Honda no Brasil desde 2017, de acordo com o diretor administrativo financeiro da empresa, João Mezari. “O aplicativo Giulia é voltado para a inclusão de pessoa com deficiência auditiva e permite as pessoas com surdez se comunicar com outras que não possuem alfabetização em Libras. Isso porque o aplicativo realiza a tradução simultânea da linguagem de Libras para a oratória e vice e versa”, contou.

Ele explica que a fábrica da Honda, do Distrito Industrial de Manaus, passa a implantar o uso do aplicativo em dez áreas específicas da fábrica: banco, serviço médico, serviço social, departamento pessoal, treinamento e desenvolvimento, segurança do trabalho, transporte, administração de serviços e segurança. “O intuito é disponibilizar celulares com o software facilitando a comunicação dos atendentes, possibilitando, assim, maior independência da pessoa com deficiência”, explicou.

Confira uma demonstração de como o aplicativo funciona:

O professor Manuel Cardoso, criador do Aplicativo Giulia e CEO da Map Inovattion, relembrou que, durante o desenvolvimento do projeto, pessoas surdas tiveram participação direta para explicar quais suas necessidades. “Procurei a associação dos surdos e perguntei deles ‘como isso pode ajudar vocês?’. Foi aí que começamos. A primeira coisa que eles disseram foi que, as vezes, eles não tinham um intérprete disponível, ou o familiar não estava disponível, e eles precisavam de atendimento médico”, disse.

Cardoso afirma que umas das realidades que mais dificulta a inclusão dessas pessoas é a falta de conhecimento sobre a língua portuguesa, e o projeto tinha como objetivo promover a inclusão econômica social e cultural. 

Ele informou que desde 2017 são realizados testes e avaliações para chegar ao modelo que o Giulia possui atualmente. “A gente espera que, a partir de uma padronização, que é o que a gente faz na ciência, nasça um modelo para ser replicado em outros lugares”, disse.

Em Manaus, o aplicativo foi começou a ser usado de forma inédita, em maio deste ano, no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). No local, o aplicativo permite visitação inclusiva de pessoas surdas.

Na Honda, mais de cem funcionários surdos serem beneficiados com a novidade. “Um dos pontos centrais da Filosofia Honda é o respeito pelo indivíduo. Por meio desse conceito, orientamos todas nossas práticas de inclusão social e demonstramos que valorizamos as características individuais de nossos colaboradores”, afirmou o vice-presidente da Moto Honda da Amazônia, Julio Koga.


Programa de Estágio

O acesso de universitários ao Programa de Estágio da Honda é promovido desde o início de suas operações. Nesta sexta-feira (26), foi realizada a formatura de todos os estagiários participantes da edição 2017/2018 do programa, com o anúncio de que todos eles haviam sido efetivados no quadro de colaboradores da empresa.

Foto: Divulgação/Honda

“O programa passou por uma reformulação, em 2017, em sua grade de desenvolvimento, buscando oferecer qualificação profissional superior para atuação no Polo Industrial de Manaus. Com duração total de 24 meses, dividido em três etapas, o programa contempla metodologia focada no aprendizado e vivência prática das experiências da área de atuação final”, explicou o diretor administrativo financeiro da empresa, João Mezari.

Os interessados em ingressar na Honda por meio do Programa de Estágio devem ficar atentos às palestras que a empresa realiza nas universidades locais.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/