Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Superintendente do Incra no Tocantins é preso em operação da Polícia Federal

Superintendente do Incra no Tocantins é preso em operação da Polícia Federal
A prisão do superintendente do Incra, no Tocantins, Carlos Alberto da Costa, é resultado da segunda fase da operação Nudae, da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta-feira (19).

As investigações apontam um suposto esquema milionário de fraudes e desvio de recursos públicos envolvendo uma chamada pública da autarquia, que tinha como objetivo a seleção de entidade para prestar serviços de assistência técnica e extensão rural para vários assentamentos.

Além do mandado de prisão, a polícia civil também cumpriu dois mandados de busca e apreensão na casa do superintendente, conforme determinação da justiça federal em Palmas.
Foto: Reprodução/Facebook
Segundo o Ministério Público Federal, a decisão judicial menciona que Carlos Alberto, que é ex-deputado federal, exerce notória influência tanto no órgão público quanto no meio empresarial e nos projetos de assentamento.

Também há relatos de invasões de terra no interior do Estado de forma violenta e uma atuação que fomenta conflitos agrários. Além disso, há indícios de direcionamento de assentados para empresas pré-selecionadas, alinhadas a Carlos Alberto da Costa, que eram encarregadas de promover o georreferenciamento sob a promessa de posterior regularização do lote.

Leia também: PF realiza nova operação contra suspeitos de desvios de verbas da saúde do Amazonas

Procurado pela reportagem, o Incra informou que, em função dos desdobramentos da operação da Polícia Federal, decidiu exonerar o superintendente regional da autarquia em Tocantins. A portaria será publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial do União.

A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Carlos Alberto da Costa.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/