Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Space Apps Challange: Manaus recebe pela primeira vez competição da Nasa

Space Apps Challange: Manaus recebe pela primeira vez competição da Nasa
Mais de 200 cidades pelo mundo participam simultaneamente do Nasa Space Apps Challange, hackathon internacional promovido anualmente pela Agência Nacional Espacial (Nasa). Em Manaus, o evento acontece pela primeira vez e reuniu várias pessoas empreendedoras, apaixonadas por tecnologia e sustentabilidade, que correm contra o tempo para resolver problemas reais em apenas 48 horas. O evento conta com o selo de apoio do Acelera Amazônia da Fundação Rede Amazônica.


De acordo com o organizador do evento em Manaus, Daniel Goetnauer, esse é um feito histórico para a região Norte, pois, pela primeira vez, Manaus e Porto Velho recebem uma edição. "Esse foi o principal motivador para trazer o Nasa Space para o Amazonas. O evento tem uma dinâmica desafiadara, a Nasa abre todos os dados e informações para os participantes, e a partir disso, os participantes podem encontrar soluções criativas para os mais diversificados problemas", explicou. &nb
Foto: Reprodução/Facebook
No Nasa Space, os participantes são divididos em equipes e trabalham de maneira intensiva para solucionar um problema que pode ser de cunho tecnológico ou sustentável. Para o fundador da Comunidade Educadores Inovadores da Amazônia (EdulnovAM), Reinier Freitas, o hackathon é intenso, mas traz vários ensinamentos para os participantes. "Eu quis entrar no Apps Challange como participante para entender melhor esse nicho. Na verdade, desde 2014, que eu participo de eventos que incentivam o empreendedorismo. E só tenho tirada boas lições deles, com o hackthon não vai ser diferente", contou.

Para a maioria dos participantes, o Nasa Space Apps Challange é uma oportunidade única de conhecer mais as possibilidades do mercado de inovação. "É uma oportunidade boa para quem deseja trabalhar a sua criatividade. No grupo, qualquer pessoa pode agregar, aqui é uma questão de comunidade. Se você deseja aumentar seus conhecimentos e ter conexão basta participar de um evento como o hackthon", afirmou o CEO da Hey Gas, Leo David.


Ganhando o país


A primeira edição do evento aconteceu em 2012, e na edição de 2018, contou com 18 mil participantes em mais de 200 cidades espalhadas por 75 países. Neste ano, além de Manaus e Porto Velho, outras cidades brasileiras participam também, como Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB) e Curitiba (PR).
Foto: Reprodução/Facebook



Acelera Amazônia


O Acelera Amazônia, selo de apoio da Fundação Rede Amazônica, tem como objetivo inspirar e fortalecer o empreendedorismo inovador através de ações que conectem empreendedores, instituições e comunidade levando em consideração o desenvolvimento sustentável da Amazônia.



Fram


A Fundação Rede Amazônica é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região.  

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/