Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Sobe para 64 casos suspeitos e 15 confirmados de sarampo em Roraima

Sobe para 64 casos suspeitos e 15 confirmados de sarampo em Roraima
A prefeitura decretou na última quarta-feira (14) em Diário Oficial do Município, situação de emergência de saúde, no município de Boa Vista. A decisão se deve ao aumento no número de casos de sarampo diagnosticados nos migrantes estrangeiros, que estão ingressando no País pela fronteira Brasil-Venezuela.

Hoje, milhares de venezuelanos que fogem da crise instalada em seu país estão em Roraima, primeira porta de entrada do país vizinho. A maioria dessas pessoas vive nas ruas ou em abrigos improvisados. Boa Vista registrava nesta quinta-feira (15), 64 casos notificados e 15 confirmados, os confirmados são todos de venezuelanos.

De acordo com o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde fica em alerta máximo, por 180 dias devendo priorizar ações emergenciais no município, especialmente para o atendimento de crianças em situação de rua. “O número de casos da doença, que já estava erradicada em nosso país vem aumentando em nossa capital, antes estávamos trabalhando ações preventivas e agora precisamos de suporte necessário para amenizar ou até eliminar essa situação de calamidade de saúde enfrentada”, destaca a prefeita Teresa Surita.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Boa Vista
Nesse período de 180 dias, a prefeitura adotará todas as medidas cabíveis e necessárias para minimizar os riscos decorrentes da doença. “Já estamos trabalhando com ações preventivas de vacinação e bloqueios desde que surgiu a suspeita do primeiro caso, agora com esse alerta máximo de emergência diante dessa situação calamitosa, vamos concentrar mais ainda os nossos esforços para proteger a saúde da população”, explica o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.

No dia 22 de fevereiro, a prefeitura já tinha declarado situação emergencial social em Boa Vista, colocando todas as secretarias do município, neste caso, a de Gestão Social em alerta máximo, devido a situação de calamidade, e com o objetivo de preservar a segurança e os direitos das crianças e adolescentes.

A vacina contra o sarampo é a única forma de prevenção. A campanha foi antecipada, devido a situação de casos da doença. Todas as unidades básicas de saúde da prefeitura disponibilizam as doses. “É importante que neste momento todas as pessoas que ainda não se vacinaram procurem uma de nossas unidades e se proteja. Temos doses de vacina suficientes”. Ressalta a superintendente de vigilância em saúde de Boa Vista, Francinete Rodrigues. 
Divulgação
Ações

No último sábado (10), o Dia D de vacinação contra o sarampo, que imunizou 10.601 pessoas. No próximo sábado (17) será realizada mais uma grande ação de vacinação, nas praças Capitão Clovis e Símon Bolivar, em Boa Vista, Roraima.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/