Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Sexta-feira Santa terá peregrinação no Parque Serra Azul, em Barra do Garças

Sexta-feira Santa terá peregrinação no Parque Serra Azul, em Barra do Garças

Como parte das atividades da Semana Santa no município de Barra do Garças, o evento da peregrinação será realizado nesta Sexta-feira da Paixão (19). Os peregrinos percorrerão os 1.204 degraus da Escadaria da Fé rumo ao Mirante do Cristo Redentor, no Parque Estadual da Serra Azul. Cerca de 2,5 mil pessoas participaram do evento em 2018.


A peregrinação terá início às 5h e término previsto para 18h; e a visitação será permitida unicamente via escadaria, percurso com desnível da base ao topo de 200 metros, a subida e a descida deverão ser feito por meio desse local.


De acordo com a gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner, a peregrinação é uma tradição no município e o registro da placa de 1984, existente na base da imagem do Cristo, mostram a importância aos fiéis da cidade. “Esse é um momento para os cristãos fazerem suas orações, pagarem promessas, renovarem votos, vivenciando a sua fé como igualmente ocorre em todo o mundo”.



O evento é ganizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Equipe da Gerência Regional e pela Brigada do Parque, que é formada por brigadistas da Aliança da Terra e da Associação dos Amigos dos Animais, em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Cindacta – I/DTCEA BW e 58º BIMTz.

Sobre a unidade de conservação


O Parque Estadual da Serra Azul possui 11 mil hectares, localiza-se nos municípios de Barra do Garças e Araguaiana e está inserido no Bioma Cerrado. Possui diversas espécies da flora e da fauna endêmicas, destacando a espécie de peixe denominada “Astyanax xavante”. Criado por iniciativa popular como uma das 46 unidades de conservação do estado por meio da Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994.

Com objetivo de conciliar a visitação segura do público e a conservação do Parque, cumprindo as recomendações do MPE-MT, a Sema executou a reforma da guarita da entrada principal e toda a reestruturação da área da escadaria e do Mirante do Cristo Redentor. A unidade de conservação (UC) foi fechada em agosto de 2014 em razão de uma notificação recomendatória do MPE, depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área.

De 2014 até a presente data a Sema, por meio da Gerência Regional, em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso- Comarca de Barra do Garças, vem coordenado ações com apoio da Prefeitura Municipal e cooperação das Oscip’s Aliança da Terra e Associação dos Amigos dos animais para a reabertura da trilha das cachoeiras do Córrego Avoadeira ainda no primeiro semestre de 2019.

Em 16/12/2017 foi reaberta a entrada ao Parque via Escadaria da Fé, após o término da construção da guarita, melhorias na escadaria, ampliação do Mirante do Cristo Redentor e restauração da imagem Nossa Senhora do Araguaia. Até o dia 31 de março de 2019 foram registrados 152.173 visitantes.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/