Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Semana do Meio Ambiente tem caminhadas e trilhas em Manaus

Semana do Meio Ambiente tem caminhadas e trilhas em Manaus
Observação de pássaros tem conquistado adeptos em Manaus. Foto: Divulgação/Tomaz de Melo
Para desvendar o comportamento de insetos, pássaros e de outros animais, a Semana de Meio Ambiente será celebrada no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, com uma série de atividades gratuitas. A proposta é levar o público a refletir sobre a relação entre a qualidade de vida e o respeito à natureza.

O evento acontece até dia 11 de junho, no Bosque da Ciência, localizado na Rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis, Zona Sul Manaus. “Queremos fazer uma atividade diferenciada principalmente com a trilha noturna mostrando os animais que moram no Bosque da Ciência, seu comportamento e atividades noturnas”, conta o bolsista de pós-doutorado do Inpa Alexandre Somavilla.

“Este é um momento importante para refletirmos sobre as questões ambientais. Todo dia deve ser dia do meio ambiente, pois se a gente se importa com ele, então isso se mostra em nossas atitudes e em nosso comportamento de consumo todo dia”, destaca a coordenadora de Extensão do Inpa, Rita Mesquita.

Na programação estão atividades para todas as idades. São trilhas guiadas para observação de insetos, caminhadas para observação dos pássaros presentes no bosque, exposição de macrofungos e mostra de instrumento musical ukulelê e outros objetos confeccionados com madeiras caídas naturalmente.

Terá ainda visita guiada ao Lago Amazônico, demonstração do purificador de água Ecolágua, oficina Morfose de Maquiagem Sustentável Intuitiva com o biólogo e Artista Visual Emerson Pontes (conhecido como Uýra), Cine Fórum “Ver Ciência: Impactos das mudanças climáticas na Amazônia”, lançamento da cartilha “Guia de Identificação das principais espécies de peixes comercializados como douradinha”, apresentações artísticas e muito mais.

No decorrer da semana (de terça-feira a sábado), sempre às 10h, acontecerá a palestra 'O que eu faço pelo Meio Ambiente?', com Nailton Lopes (agrotóxicos/FVS/Susam), Wilson Spironello (primatas/Inpa), Mario Cohn-Haft (aves/Inpa), Márcio Luiz  de Oliveira (abelhas/Inpa) e Anselmo D’Affonseca (fotos de pássaros/Inpa). A atividade acontece na Casa da Ciência.

Trilhas de observação de insetos

Na terça-feira (6), o doutor em biologia Alexandre Somavilla e a equipe de entomologia do Inpa desenvolverão duas trilhas guiadas para observação do comportamento de insetos. Uma pela manhã, às 9h, direcionada para crianças e jovens, e outra às 19h focada nos universitários. Os participantes precisam levar lanterna (para a trilha noturna) e estar de sapato fechado. Os grupos serão formados de 20 a 30 pessoas.

“Vamos capturar alguns deles e mostrar habitat, características, desmistificar que a maioria tem veneno e é nocivo, e falar da importância dos insetos para o funcionamento dos ecossistemas”, conta Somavilla, que trabalha com a identificação de vespas sociais, conhecidas como cabas aqui na região.

Na trilha noturna, os universitários poderão ver a grande quantidade de insetos ativos durante o horário, apesar da maioria gostar do dia e da luminosidade. “Mas existe boa parte dos insetos que tem de sair à noite para fazer suas atividades. As próprias vespas sociais – um grupo conhecido como cabas da noite, saem para pegar alimentos; os vaga-lumes, os louva-a-deus também têm atividades noturnas”, conta.

Observação de Pássaros

Nas caminhadas para observação de pássaros, dias 4, 10 e 11 de junho (das 7h às 9h e das 18h às 20h), o participante terá a oportunidade de descobrir uma atividade de lazer que contribui para a conservação da natureza. O hobby antigo na Europa e nos Estados Unidos a cada ano conquista mais adeptos no mundo, e somente no Brasil já são mais de 25 mil observadores de aves. No Inpa, a ideia é que se atividade “cair no gosto” dos participantes, ela se torne uma prática mensal no Bosque.

De acordo com o biólogo e doutorando em Zoologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tomaz Nascimento de Melo, em Manaus há mais de 500 espécies de aves registradas, e ele acredita que no Bosque da Ciência é possível ver de 60 a 70 espécies, entre elas o ferreirinho estriado, o arapaçu-de-bico-branco, o chora-chuva-de-asa-branca, o sanhaçu-da-Amazônia e o caraxué-de-bico-preto.

“Espero que as pessoas descubram que essa é uma atividade super legal de fazer. É difícil sair de casa e não ver passarinho na sua frente. Então, é legal as pessoas conhecerem as espécies de aves que têm na cidade delas, no lugar perto da casa dela, que neste caso pode ser o Bosque da Ciência, e saber que esse é um hobby praticado no mundo inteiro”, disse Melo, que será responsável pela caminhada junto com a mestre em Ecologia Renata da Silva Xavier.

Inscrições

Os interessados em participar das caminhadas e trilhas poderão fazer inscrição pelo e-mail ou pelo telefone 92 3643-3135 (Coordenação de Extensão). As vagas são limitadas. Serão 20 vagas para observação de pássaros e de 20 a 30 para observação de insetos, em cada turma. No Assunto colocar Inscrição na Semana do Meio Ambiente do Inpa.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/