Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

São Raimundo completa 97 anos; relembre história do clube amazonense

MANAUS - O São Raimundo Esporte Clube completa 97 anos de história nesta quarta-feira (18). O Tufão da Colina é conhecido por protagonizar a melhor era do futebol amazonense na história recente. O clube foi tricampeão da Copa Norte entre 1999 e 2001, disputou a Série B do Campeonato Brasileiro por sete anos consecutivos e foi terceiro colocado da Copa Conmebol em 1999.
Medalha do título da Copa Norte de 2001 com Aderbal Lana e a camisa do São Raimundo ao fundo. Foto: Reprodução/Amazon Sat
Personagens importantes deste momento ímpar do futebol do Amazonas não podem ser esquecidos. Um deles é o atacante parintinense Delmo, considerado o maior ídolo da história do São Raimundo. A 'lenda viva' do futebol local relembra as dificuldades que a equipe enfrentou antes do período de conquistas.
"Comecei em 1998, onde não tínhamos nenhum título da Copa Norte. Vencemos em 99, mas com muita dificuldade. Chegou a um ponto de escolher se ficava ou saía do clube. Os salários estavam atrasados há algum tempo e o professor Aderbal [Lana] nos reuniu e disse que quem quisesse sair estava liberado, até porque ele sabia da situação. Nós nos reunimos e ficamos. Graças a Deus deu tudo certo", contou à rádio CBN Amazônia.
Autor de 24 gols no Campeonato Amazonense de 2004, Delmo era conhecido no cenário nacional e teve diversas propostas para deixar o clube. A principal delas foi em 2006, quando o atacante Kuki o indicou ao Náutico (PE). "Ele teve uma lesão no ombro e me indicou. Tive uma conversa muito séria com o presidente do Náutico e me coloquei a disposição, mas o São Raimundo não me liberou por conta de uma cláusula rescisória", afirmou.
Delmo se alegra com os boatos do retorno de Aderbal Lana ao São Raimundo em 2016. "É uma das esperanças para o São Raimundo dar a volta por cima e conseguir seus objetivos".
Falando em Lana, o treinador não pode ser esquecido quando se fala na história do Tufão. Mas apesar das conquistas, a saída do técnico não foi das mais amistosas. "Não gosto muito de tocar no nome do São Raimundo porque eu não saí pela porta da frente. Minha saída foi bem complicada e, durante todos esses anos, nunca fui convidado pra nada [do São Raimundo]", lamentou em entrevista ao canal Amazon Sat.
Aderbal Lana foi o treinador do São Raimundo no ápice do clube. Foto: Reprodução/Amazon Sat
Mesmo diante da crise, Lana crê que o São Raimundo ainda é a grande esperança de reerguer o futebol amazonense. "É o clube que ainda está na lembrança do torcedor. O Nacional é uma agremiação forte, mas tem uma torcida muito acima da idade do que é o são-raimundense. O São Raimundo foi além das fronteiras e por isso eu acho que é a única equipe que pode tirar o futebol daqui do fundo do poço".
A crise do São Raimundo iniciou em 2006, quando o time foi rebaixado da Série B. Em 2014, o Tufão por pouco não caiu para a segunda divisão do futebol amazonense. Lana acredita que a derrocada começou quando o clube mudou seu planejamento. "O São Raimundo ficou quase oito anos trabalhando com uma equipe só. Trocava um ou dois jogadores no decorrer dos anos. E quando começou a fazer besteira, trazendo jogadores de nome como Piá e Maurílio, o time caiu pra Série C e foi se afundando".
Outro jogador que faz parte da história do Tufão é o meia Luíca. Ele guarda com carinho os momentos de glória no clube da Colina. "Apesar de eu ter jogado na Europa, meus melhores momentos no futebol foram dentro da Colina e do Vivaldo Lima defendendo o São Raimundo", disse à CBN.
Luíca conta que a geração vitoriosa do São Raimundo, formada por atletas como Delmo, Guara, Marcelo Araxá, Reginaldo, Jeremias, Isaac e tantos outros, ainda mantém contato através de um grupo no WhatsApp. "Uma das vantagens do nosso time, além de ser unido, é que não tinha vaidade. Nós brigávamos pra jogar, mas sempre respeitando o outro. O São Raimundo é uma família até hoje".
Camisa do São Raimundo em 2000, quando o clube era bicampeão da Copa Norte - o Tufão ganhou o tri no ano seguinte. Foto: Reprodução/Amazon Sat
Artilheiro da Copa Conmebol em 99, Marcelo Araxá também guarda o São Raimundo no coração. "Eu amo o time da minha cidade, que é o Araxá Esporte, e também amo o São Raimundo. Teve um ano que fiz uma camisa com o símbolo do Araxá e o símbolo do São Raimundo (risos). O São Raimundo é um gigante que está adormecido, mas se as coisas se encaixarem, vai voltar a brilhar".
Atualmente trabalhando no Uberaba Esporte Clube, Araxá indica diversos jogadores do interior de Minas ao Amazonas. Entretanto, ele lamenta nunca ter sido procurado pelo São Raimundo. "Sei que não é fácil tocar um clube, as pessoas não sabem o que se passa internamente. Ano passado liguei pro presidente do São Raimundo e me coloquei a disposição pra ajudar, mas desde que o Ivan [Guimarães] saiu, nunca me procuraram".
O São Raimundo 'sumiu' do cenário nacional do futebol a partir de 2007, quando foi rebaixado da Série C. Apesar disso, o torcedor alviceleste tem muito o que comemorar. O jornalista Cícero Júnior inclusive criou uma fanpage intitulada 'São Raimundo Esporte Clube - momentos marcantes', onde relembra o passado vitorioso do Tufão. Um passado ainda vivo na memória do torcedor amazonense, ávido por uma grande equipe de futebol no Amazonas.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/