Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Abril 2024

Samuel Moncada é nomeado novo chanceler da Venezuela

Samuel Moncada é nomeado novo chanceler da Venezuela
Samuel Moncada. Foto: Reprodução/Governo da Venezuela
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou como novo ministro das Relações Exteriores o embaixador do país na Organização dos Estados Americanos (OEA), Samuel Moncada, nessa quarta-feira (21). Ele vai substituir Delcy Rodríguez, que deixa o cargo para se candidatar a integrante da Assembleia Nacional Constituinte, convocada recentemente. A informação é da Agência Brasil.

Em rede obrigatória de rádio e televisão, Maduro afirmou que convocou o vice-ministro para a América do Norte e embaixador na OEA, Samuel Moncada, para que assuma a chancelaria a fim de "manter a verdade da Venezuela" no mundo.

Rodríguez estava no cargo desde dezembro de 2014. Agora, ela se apresentará como candidata a ajudar na redação da nova Constituição e, por lei, deve deixar o ministério. No dia 1º de junho, Maduro anunciou que Rodríguez e a primeira dama Cilia Flores seriam candidatas à Assembleia Constituinte.

Rodríguez, que não esteve presente na reunião de ministros presidida por Maduro, está em Cancún, onde os chanceleres dos países-membros da Organização de Estados Americanos (OEA) fazem assembleia para discutir a crise na Venezuela. Eles ainda não fecharam acordo sobre o país caribenho.

Maduro destacou o trabalho de Rodríguez à frente da Chancelaria venezuelana. "A chanceler, que tem que sair para ser candidata à Assembleia Nacional Constituinte, merece o reconhecimento de todo o país porque defendeu como uma tigresa a soberania, a paz e a independência da Venezuela", afirmou.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/