Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Roda de Conversa discute coleta de animais na pesquisa em Manaus

Roda de Conversa discute coleta de animais na pesquisa em Manaus
Foto: Eduardo Gomes/Acervo Ascom Inpa
Espaço para diálogo, a 2ª Roda de Conversa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) levanta o debate sobre a coleta de animais na pesquisa. O evento acontece nesta quarta-feira (12) com a presença do especialista em aves Mario Cohn-Haft e do tecnologista da Instituição Leonardo Brandão Matos, membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua).

A atividade é aberta ao público e acontece às 16h na Sala de Estudos da Biblioteca, no Campus I do Inpa, em Manaus (AM). Nesta edição, a conversa vai girar em torno da Lei nº 11.974/2008 (Lei Arouca), que regulamenta os procedimentos para o uso científico de animais. A criação e a utilização de animais (vertebrados) em atividades de ensino e pesquisa científica devem obedecer aos critérios estabelecidos na lei, bem como às resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O Concea é responsável pelos regulamentos que regem o uso de animais em pesquisa e em ensino e também pelo credenciamento das instituições envolvidas com essas atividades.

Para o primeiro semestre do ano estão previstas rodas com temas ligados à ética na pesquisa com seres humanos; o acesso ao conhecimento tradicional e a repartição de benefícios; e para onde vão os resíduos e reciclagem no Inpa.

Os encontros acontecerão na segunda quarta-feira de cada mês, às 16h, na Sala de Estudos da Biblioteca do Inpa, situada no Campus I, bairro Petrópolis. O evento possui ainda um grupo de mobilizadores formado por Flavia Costa, Mateus Ferreira, Dionísia Nagahama, Flavia Delgado e Marcos Vinicius Simões. Ao término de cada encontro, será feito um resumo dos debates e o posterior compartilhamento para toda a comunidade.

A Roda de Conversa é uma iniciativa da Coordenação de Extensão (Coext) do Instituto, sob a responsabilidade da pesquisadora Rita Mesquita. O objetivo do evento é estimular o debate sobre assuntos de interesse da comunidade, buscando a construção de uma visão mais cidadã sobre os assuntos em foco.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/