Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Rios da região Sul da Amazônia estão no ápice da vazante

MANAUS – Os rios no Sul da Amazônia estão em pico de vazante. É o que diz o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). De acordo com as estações de monitoramento, nos rios Purus, Acre, Javari e Madeira, os rios estão perto do fim do período. O Solimões também apresenta o mesmo comportamento em Tabatinga.

O órgão também informa que o nível do rio Acre em Rio Branco está abaixo da média para o período. O rio Negro, na altura do Porto de Manaus, desce à média de aproximadamente 20 centímetros por dia. Nesta segunda-feira (5), o Negro registra 22, 91 metros (m). No alto curso do rio, os níveis estão abaixo da média para o período.

O mesmo acontece com a Bacia do Branco em Boa Vista, no estado vizinho de Roraima. O rio está com nível abaixo da média para esta época e semelhante ao registrado em 2014.

Na última semana, o Solimões, um dos maiores da Amazônia, baixou 1,46 m em Manacapuru. Já nas proximidades de Coari, ele baixou quase o dobro, 2,20 m. As estações localizadas na Bacia do Amazonas em Parintins, apresentam níveis semelhantes aos registrados na mesma época de 2014.


Foto: Divulgação

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/