Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Reserva extrativista no Pará usará drone para identificar desmatamento

Reserva extrativista no Pará usará drone para identificar desmatamento
A Resex Ipaú-Anilzinho contará agora com drone para ajudar a preservar a Unidade de Conservação. O objetivo é melhorar a capacidade de monitoramento aéreo das alterações da cobertura vegetal da Resex. O trabalho é fruto da parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Federal do Pará (IFPA), do Campus Tucuruí.

Na última terça-feira (2), foi realizada uma experiência piloto com o uso do Drone Phantom 4 Pro em pontos de desmatamentos priorizados pela equipe gestora da Resex para avaliar a sua utilização em proveito das ações de fiscalização. Durante os testes, registros panorâmicos e atualizados da região permitiram confirmar e mensurar desmatamentos ilegais realizados na Resex no ano de 2018. A demonstração contou com a participação do chefe da Resex e de docentes e discentes do IFPA habilitados para operá-lo.

Um dos diferenciais desse tipo de equipamento é a capacidade de capturar imagens do alto e realizar a gravação de vídeos com estabilidade. Há também o Sistema de Detecção de Obstáculos para que o quadricóptero possa desviar de objetos e evitar acidentes e a função Smart Return Home para que, com ajuda do GPS, o equipamento volte automaticamente para o ponto inicial.

De acordo com o chefe da Resex, a implementação de tecnologias de aerolevantamento no combate ao desmatamento ilegal na região da UC garante maior celeridade de atuação da equipe de trabalho e, até mesmo, otimização de recursos. E, como se trata de uma parceria com uma instituição de ensino e pesquisa, deverá ser realizado ao final do ano um seminário para apresentação e avaliação dos resultados, incluindo a elaboração e publicação de artigo científico.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/