Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Rede de proteção é alternativa de preservação para árvores frutíferas em cidades da Amazônia

Rede de proteção é alternativa de preservação para árvores frutíferas em cidades da Amazônia

As árvores diminuem a poluição sonora, nos resguarda do sol e mantém a umidade do ar, além disso, elas nos fornecem alimentos, flores, sementes, entre outras coisas. Na Amazônia, cada vez mais, cresce o número de queimadas e desmatamento, mas existem aqueles que lutam para preservar o meio ambiental. Em Manaus, por exemplo, alguns moradores estão optando em comprar redes de proteção para colocar abaixo das árvores, protegendo assim, seus frutos, e até mesmo, evitando acidentes. 

 

O autônomo José Carlos é morador do bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus, e no terreno de sua casa existe uma mangueira que é o xodó da família. Só que durante o período frutífero da árvore, o carro de José era praticamente massacrado pelas frutas que caiam no chão. "As frutas eram pesadas, e tinha época que o carro ficava todo amassado, acho que só não quebrou o vidro. A gente ia vivendo dessa forma, e claro, perdíamos muitas mangas amassadas no chão", ressaltou.






 

 


Um dia, enquanto passava na Avenida Djalma Batista, o autônomo viu um estacionamento equipado com redes de proteção para evitar que os frutos danificassem os veículos. “Derrubar a árvore nunca foi uma opção, e nunca pensei em colocar uma rede para proteger o carro, naquele momento fiquei feliz, sabia que só traria benefícios. Encontrei para vender no Centro da cidade, e agora, quero aumentar o perímetro dela, pois, é uma solução útil que protege a nossa casa, e também, a mangueira”, disse.

 

Método para profissionais

 

O doutor especialista em florística e fitossociologia, Carlos Alberto Cid Ferreira, explicou que esse método de proteção é utilizado por produtores para a coleta segura de frutos e não causa problemas às árvores. “É uma alternativa para preservar os frutos, isso é corriqueiro entre os agricultores, pois, quando um fruto cai direto no solo, ele perde suas características nutricionais, ou seja, quem vai querer comer uma fruta machucada? Ninguém, né?”, explicou. 

 

Na opinião de Cid, as pessoas devem lutar pela preservação das árvores na cidade e destacou a atitude de quem opta pelas redes de proteção, mesmo que o número ainda seja pequeno. “Já vi casos de árvores altas onde os frutos destruíam telhados e os moradores escolheram preservar a espécie com a ajuda de redes, mas apesar de tudo, ainda não é muito comum você vê esse método empregado em lugares que não sejam comerciais”, contou o especialista. 

 

Dica importante 

 

Tem vontade de ter uma árvore em casa, mas não sabe como proceder? O Departamento de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) orienta sempre a quem busca muda de  espécies frutíferas para o plantio em residências que busquem conhecer o comportamento das árvores, além de verificar se o local onde estão plantando é adequado, observar o espaçamento, a altura a que chega a árvore, se a queda de frutos irá atingir o telhado, proximidade com rede elétrica, de acordo com as espécies escolhidas. 

 

O órgão conta com o projeto ‘Pedágio Ambiental’, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, que passa essas orientações a quem procura por mudas frutíferas para plantio nos quintais urbanos. O projeto acontece quinzenalmente com doação de mudas à população em determinado local da cidade. 

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários: 3

eloiza pizetta torres em Terça, 24 Novembro 2020 11:11

Bom dia, onde posso comprar a rede de proteção de frutas?

Bom dia, onde posso comprar a rede de proteção de frutas?
Eduardo em Terça, 14 Setembro 2021 22:52

Ola amigos ,temos uma.bela mangueira bem no meio de nosso quinta. Porém ela anda quebrando os telhados com seus frutos. Moramos em Araruama no alto de um moro q bate MT vento do mar.e.a árvore é uma segurança para nossa casa. Porém temos atividade laborativas no terreiro e mangas caindo põem em risco nossa saúde. Estou estremamwnte triste em ter q poda-la drasticamente para oferecer mais tranquilidade e e achei o artigo de vocês . , Poderiam .e passar mais informações ? Grato

Eduardo Arantes

Ola amigos ,temos uma.bela mangueira bem no meio de nosso quinta. Porém ela anda quebrando os telhados com seus frutos. Moramos em Araruama no alto de um moro q bate MT vento do mar.e.a árvore é uma segurança para nossa casa. Porém temos atividade laborativas no terreiro e mangas caindo põem em risco nossa saúde. Estou estremamwnte triste em ter q poda-la drasticamente para oferecer mais tranquilidade e e achei o artigo de vocês . , Poderiam .e passar mais informações ? Grato Eduardo Arantes
Walton Albuquerque em Terça, 12 Setembro 2023 17:40

Poderia me enviar os dados técnicos para comprar a rede de proteção para queda de abacates? Moro em BH.
Grato

Poderia me enviar os dados técnicos para comprar a rede de proteção para queda de abacates? Moro em BH. Grato
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/