Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Recírio reúne 50 mil na despedida à Nossa Senhora de Nazaré

Recírio reúne 50 mil na despedida à Nossa Senhora de Nazaré
Cerca de 50 mil pessoas participaram nesta segunda-feira (23) da procissão do Recírio, a última homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, que encerra a festividade da padroeira do Pará. Após missa campal celebrada na Praça Santuário pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, os fiéis seguiram em romaria até o Colégio Gentil Bittencourt, onde a imagem peregrina ficará até o próximo Círio. No curto percurso, de cerca de 700 metros, muitas demonstrações de fé e gratidão.

O arcebispo Dom Alberto Taveira deu início à programação às 5h30, na Basílica Santuário, celebrando a cerimônia que reconduziu a imagem original do Círio de Nazaré ao ponto mais elevado do altar mor da igreja, o monumento do Glória. A imagem só descerá do altar no próximo mês de maio, durante a celebração do mês mariano e aniversário de elevação da Basílica à categoria de Santuário.
Foto: Reprodução/Facebook

Em seguida, foi celebrada, na Praça Santuário, a missa que antecede a procissão. Durante a celebração, o arcebispo enfatizou a natureza peregrina de Maria de Nazaré, descrita na Bíblia, e lembrou a importância de Nossa Senhora para conduzir a Jesus Cristo. “Maria é mostrada como a Mãe que leva ao Filho, o salvador da humanidade. Hoje, nesta praça, Ela é benquista e celebrada, como prova da fé do nosso povo. Vamos, em silêncio, rezar a Ave Maria”, disse Dom Alberto Taveira.

O Recírio – que ocorre há 158 anos – é a última das 12 procissões feitas em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré durante a festividade do Círio. Para os fiéis que participam da romaria, é o momento de se despedir da padroeira, agradecer e renovar a fé. “Venho todo ano para dar graças à Mãezinha e agradecer por mais um ano de saúde. Sempre é lindo e emocionante”, contou a aposentada Silmara Carvalho, 67 anos.

A pescadora Viviane do Nascimento, 38 anos, veio de Cametá, no nordeste do Estado, para participar do Círio em Belém. Segundo ela, o Recírio é uma oportunidade de louvar Nossa Senhora com mais tranquilidade. “Eu me sinto mais perto Dela aqui. É como se a Santinha estivesse mais presente e ao alcance das nossas mãos. Não tenho a sensação de despedida, e sim de renovação”, afirmou.

Balanço 

O sol vai aos poucos derramando os raios dourados na praça enquanto o arcebispo anuncia que as missas, nesta segunda, serão ao meio-dia e às 18h. Logo depois a imagem peregrina é colocada em um andor para ser conduzida ao Colégio Gentil. Sob aplausos e cantos marianos, a Santa passa entre os fiéis, dá a volta no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN) e entra na centenária escola. “Com mais um Círio mostramos a força de Nossa Senhora na evangelização de um povo. Que venha o Círio 2018, cujo tema será ‘Uma jovem chamada Maria’’, anunciou Dom Alberto Taveira.

O diretor de Procissões do Círio, Antônio Sousa, avaliou como tranquila a festividade deste ano. “Tivemos tudo praticamente dentro dos horários previstos e sem incidentes. Trabalhamos sempre para fazer um Círio seguro e confortável para a população. Este ano, também tivemos uma queda de quase pela metade nos atendimentos de saúde. Foram cerca de 400, contra mais de 700 no ano passado. Então isso nos mostra que funcionou muito bem o esquema montado em parceria com a Cruz Vermelha e demais órgãos do Estado e do município”, considerou.

Pouco depois das 8h, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou ao Colégio Gentil, onde foi colocada na capela. Os fiéis fizeram as últimas saudações e agradecimentos e, com a fé renovada, se despediram de mais um Círio.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/