Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Entenda porque prédios adoecem e como isso pode afetar sua vida

Entenda porque prédios adoecem e como isso pode afetar sua vida
Em 2012, o Edifício Liberdade, localizado na cidade do Rio de Janeiro, desmoronou devido, entre outros fatores, a alterações indevidas na sua estrutura, tirando 22 vidas e destruindo o patrimônio de inúmeras pessoas. Segundo foi constatado posteriormente, obras indevidas, sem a análise ou o acompanhamento de um Engenheiro Civil, além da falta de manutenção foram os principais motivos para o desmoronamento. Em geral, casos assim ocorrem, principalmente, pela negligência em relação aos cuidados da "saúde" da edificação e da ausência de uma análise especializada, que poderiam facilmente identificar e evitar desastres como esse.

Segundo o engenheiro civil da empresa Opens external link in new windowQuartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento, Thiago Maron, um prédio pode ser comparado ao corpo humano. Ambos têm "sistemas" que regulam seu bom funcionamento. Por exemplo, o sistema estrutural de um prédio se assemelha ao esqueleto. Da mesma forma que cada sistema do corpo humano exige um médico com conhecimento específico, a análise da real situação dos sistemas construtivos de uma edificação deve ser feita por um profissional com formação adequada e conhecimento especializado para verificar o nível de manutenção e os riscos existentes aos usuários da edificação através de uma visão holística, ou seja, que analise cada item individualmente e como eles se interrelacionam.

Portanto, para garantir que a saúde da edificação esteja em seu melhor estado, é preciso que seja feita uma revisão geral no prédio, chamada de Inspeção Predial, de tempos em tempos. "De maneira geral, todo prédio precisa passar um check-up, da mesma forma que uma pessoa deve ir ao médico periodicamente. Em edificações mais novas, de até 20 anos, deve ser feita uma Inspeção Predial a cada 5 anos. Para prédios mais antigos, com mais de 20 anos, a recomendação é que a Inspeção seja feita a cada 2 ou 3 anos. Como se pode ver, é muito parecido com um corpo humano: quanto mais avançada a idade, maior a necessidade de ir ao médico, é exatamente essa análise que assegura uma longa vida tanto ao ser humano quanto ao edifício", explica Maron.

Para facilitar o entendimento das similaridades entre um corpo humano e um prédio, o Portal Amazônia fez um infográfico relacionando os sistemas construtivos aos sistemas corporais, além de citar quais os principais problemas podem prejudicar os imóveis.
Quartzo Engenharia 

A Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento foi fundada em 2011 e é filiada ao Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Amazonas (Ibape-AM). Desde então, se especializou em análises e perícias de problemas em edifícios, casas e condomínios. A empresa realiza vistoria e inspeção da saúde e segurança de edificações, além de assessoria condominial, uma assessoria técnica voltada para questões de construção e engenharia civil. O serviço contempla também a análise de projetos de reforma e a fiscalização periódica de obras.

O escritório está localizado no Edifício Rio Negro Center, na sala nº 508, na Rua 24 de Maio, Centro. Para mais informações: (92) 3346-6818 ou >.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/