Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Como identificar pessoas com depressão no ambiente de trabalho

Como identificar pessoas com depressão no ambiente de trabalho
Foto: Reprodução/Shutterstock
Cansaço, desmotivação, isolamento, queda no desempenho, todas esses sintomas podem ter relação com transtornos mentais como depressão e ansiedade. O trabalho é um território de maior cobrança no dia-a-dia. Segundo a psiquiatra da Integral Ocupacional em Manaus, Alessandra Tereza, essas patologias afetam diretamente a produtividade e a manutenção de relações entre pessoas no trabalho, por isso existem algumas maneira de identificar as que provavelmente sofram com estes transtornos.

Segundo relatório publicado em 2016 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no Brasil, mais de 30 milhões de pessoas sofrem de ansiedade e depressão. Alessandra explicou ao Portal Amazônia que esses transtornos são os mais comuns. "A ansiedade e a depressão geralmente andam juntas. E o mais importante é que as pessoas próximas, como colegas de trabalho e gestores fiquem atentas aos sinais", avisou.

De acordo com a psicóloga, os transtornos mentais de maneira geral provocam uma mudança no padrão de comportamento. Pessoas antes ativas que se isolam, tem a diminuição no desempenho, deixam de participar de atividades como festas, reuniões e aniversários, podem sofrer com a depressão.

"Aquele amigo alegre que tem uma mudança brusca de humor ou que se isola. A chefia também pode perceber através dos sinais como queda na produção, uma sequência de atestados por diferentes motivos. Além disso é comum que outros quadros dolorosos corporais acabem se manifestando", afirmou a especialista.

Para Alessandra é importante que os líderes de organizações fiquem atentos e levem a sério esses tipos de problema. Ainda de acordo com a psicóloga, é comum mesmo médicos de outras especialidades ignorarem o sofrimento causado pela depressão e que acabam indicando outros tratamentos. "Por isso é importante que as pessoas ao redor apoiem a pessoa na busca por ajuda médica especializada", destacou.

Além disso, o ambiente de trabalho pode ajudar na manutenção de uma vida mental saudável. "Um ambiente saudável, com metas claras, gestores alinhados com a missão da empresa e a estimativa de prazos baseados na eficiência e no desempenho individual e de cada grupo é muito importante", concluiu.

Integral Ocupacional

A Integral Ocupacional visa identificar, avaliar e controlar situações de risco inerentes à segurança e saúde no trabalho. Além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos seus trabalhadores, aliados ao monitoramento dos riscos ocupacionais, busca atender as Normas do Ministério do Trabalho.

Conta com médicos especializados em Medicina do Trabalho, realiza exames ocupacionais 'in loco' e possui Programas Ocupacionais com o objetivo de promover a redução de acidentes no ambiente de trabalho. O diferencial é o rastreamento diagnóstico precoce dos agravos à saúde. A Integral Ocupacional está localizada na Rua Comendador Clementino, n°. 219, no Centro de Manaus e funciona de segunda à sexta das 7h às 18h. Para mais informações, ligue: (92) 3635-6538.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/