Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Projeto modelo de biodigestor começa produzir gás em Tocantins

Projeto modelo de biodigestor começa produzir gás em Tocantins
O projeto modelo de biodigestor implantado, em junho, na Escola Familiar Agrícola de Porto Nacional, já começou a produzir gás e biofertilizante. A iniciativa faz parte do programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) em parceria com a Escola Familiar Agrícola.

O modelo mostra o processo de funcionamento do biodigestor, que neste primeiro momento está contribuindo no tratamento dos dejetos da suinocultura, produzindo gás e, consequentemente o biofertilizante. O gás produzido pode ser aproveitado para uso em lampiões e Fogões, além de gerar energia para funcionamento de iluminação e geladeira, entre outros eletrodomésticos. Já o biofertilizante é um excelente insumo para melhoria da fertilidade do solo na produção de hortaliças e pastagens, diminuindo a demanda por insumos químicos.
Foto: Equisley Ribeiro/Governo do Tocantins

Segundo o gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Carlos Manuel Carvalho Carreira, o projeto modelo é uma ferramenta útil para a transferência de tecnologia para técnicos e alunos. “É um sistema pequeno de caráter demonstrativo e educacional, sendo um local onde podemos realizar eventos com repasse de conhecimento e capacitação”, informou.

A tecnologia utilizada no sistema biodigestor é repassada para formação de alunos nos cursos de técnico em agropecuária e agroindústria, envolvendo cerca de 300 alunos de 15 municípios de todo o Tocantins.

Seminário

Para reforçar ainda mais o incentivo à produção sustentável no Estado, a Seagro, por meio de convênio com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agrivita e parceiros, vão realizar o 2º Seminário de Fomento ao uso de Biodigestores para Tratamento de Dejetos Animais no Estado do Tocantins, previsto para ocorrer no dia 27 de setembro, no auditório da Secretaria.

Podem participar do seminário produtores rurais, empresários, empresas de prestação de serviços do ramo, acadêmicos e instituições governamentais, contato para inscrição pode ser feito pelo fone (63) 3218 2185 ou pelo e-mail .

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/