Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Projeto em rios da Amazônia será lançado na Fipa 2017

Projeto em rios da Amazônia será lançado na Fipa 2017
A Marinha do Brasil e a Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar) farão o lançamento do projeto Rios da Amazônia Livres do Lixo, na noite desta sexta-feira (05), às 19h30, no estande do Governo do Estado do Pará, durante a XIII Feira das Indústrias do Pará (FIPA), que ocorre no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) é uma das participantes do projeto, que tem como objetivo conscientizar e promover ações socioeducativas e econômicas junto às populações ribeirinhas.

As áreas de atuação do projeto englobam a região das ilhas de Belém, município de Barcarena, e os rios Tapajós, Xingu e Tocantins para a construção de um ambiente saudável com potencial turístico, o qual favorece ações ambientais de inclusão social, geração de emprego e renda, formação de redes sociais, ações culturais, inovação e empreendedorismo.
Foto: Reprodução/Agência Pará

As metas previstas no projeto incluem palestras, debates, encontros e oficinais, implementação de pontos de cultura e turismo, a circulação de cerca de mil produtores do estado do Pará para troca de conhecimento e tecnologias sociais, turnê de bandas e grupos artísticos, a manutenção e limpeza dos leitos e margens das vias fluviais, além de ações de integração social, com o uso das diversas modalidades de literatura, cinema, arte, fotografia, gastronomia e tecnologias digitais.

Uma das ações já programadas é a consolidação de mais uma rota turística desenvolvida pela Setur. A Rota Turística da Comida Ribeirinha se incorpora ao projeto Rios da Amazônia Livres do Lixo para incrementar o fluxo turístico e implementar uma política pública que incentive a geração de emprego e renda, contribuindo para o crescimento do PIB paraense a médio e longo prazo, assim como para dinamização da economia da atividade e melhoria dos indicadores socioeconômicos das regiões paraenses habitadas pela população ribeirinha.

Também são realizadores do projeto o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (Sindarpa), Paes Carvalho Navegação e Logística e a Amarena, com apoio da Prefeitura de Belém, Fiepa, Sebrae, Terraplena, Fenavega e Grupo Atlântica Matapi.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/