Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Previsão do tempo estima dezembro menos chuvoso no AP; inverno pode durar 6 meses

Previsão do tempo estima dezembro menos chuvoso no AP; inverno pode durar 6 meses
O clima abafado no Amapá representa o período de transição entre estações e a chegada de mais um inverno no estado. O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) prevê um dezembro menos chuvoso em relação ao mesmo mês em 2018: a expectativa é que o período encerre com acúmulo de 200 milímetros de água.



O núcleo, que faz parte do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), explica que o estado recebe os efeitos da zona de convergência intertropical, um fenômeno natural de rotação da Terra que anuncia o início do inverno e as pancadas de chuva, características da estação na Amazônia.
Foto: Reprodução/Shutterstock

Essa zona é resultado de uma união de ventos frios vindos de ambos os polos do planeta que se dirigem aos trópicos e, como não tem para onde escoar, sobem e formam as chuvas. Elas atingem primeiramente as cidades costeiras do estado, como Oiapoque, Calçoene, Pracuúba, Tartarugalzinho e Amapá.



De acordo com informações do NHMET, entre sábado (14) e esta quarta-feira (18), 108 milímetros atingiram a região do Cassiporé, que fica na divisa entre Oiapoque e Calçoene; e 103 milímetros, em Ferreira Gomes. Em ambos os casos, mais da metade prevista no estado.

Segundo o gerente do núcleo, Jefferson Vilhena, chuvas como essas já podem ser consideradas “pancadas de água”, visto que uma chuva “normal”, tem entre um e 15 milímetros.

Foto: Divulgação

Desde o dia 1º de dezembro até esta quarta-feira, choveu cerca de 120 milímetros em Macapá, também mais da metade do que foi previsto para o mês.“Podemos afirmar que o inverno já começou e a nossa previsão para dezembro ultrapassa a média, que é de 150 milímetros, com 200 milímetros. Por outro lado, são 50 milímetros a menos que choveu em dezembro de 2018”, explica.


O gerente conta que as chuvas fortes e constantes começarão no final de dezembro. O inverno, segundo Vilhena, pode continuar até o início de agosto, podendo ultrapassar seis meses de chuvas, com os picos em março, abril e maio de 2020.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/