Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Prevenção contra câncer de mama ganha força com 'Outubro Rosa' no Amazonas

MANAUS - A cor rosa tomará conta da capital amazonense. Nesta quinta-feira (1°), acontecerá a abertura da 12ª edição do 'Outubro Rosa', a partir das 17h, na Praça Heliodoro Balbi. O evento visa conscientizar a sociedade sobre o câncer de mama e tem como tema 'Para todas as Marias'. 
De acordo com o presidente da sociedade brasileira de mastologia regional, Gerson Mourão, as pessoas precisam se unir pela causa. "Em muitos casos, as mulheres dbuscam ajuda médica quando o coração já está grande, ou seja, diminui as chances de recuperação. O principal objetivo é realmente lançar para as pessoas a importância dos exames preventivos", destacou.


Prevenção é a melhor arma contra o câncer de mama. Foto: Reprodução/Shutterstock
Uma das marcas registradas da campanha é a iluminação de pontos turísticos de cada cidade com a cor rosa. Lugares como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Congresso Nacional, em Brasília, ou o Jardim Botânico, em Curitiba ganharão uma iluminação especial para a data. "É momento de ganhar a atenção das pessoas, mas as ações precisam continuar em todas as épocas do ano", garantiu Mourão.
Em Manaus, cerca de 20 locais receberão a luz rosa, entre instituições públicas e privadas, como por exemplo a Ponte Rio Negro, o Museu Paço da Liberdade, Praça da Saúde, Paço da Liberdade, Lacc, Fcecon, Fundação Alfredo da Mata, Parque Rio Negro, Centro de Eventos Vasco Vasques, Arena da Amazônia, Assembleia Legislativa, Igreja Matriz, Teatro Amazonas, entre outros.
Além disso, 19 municípios do interior já confirmaram adesão à campanha: Borba, Barreirinha, Manicoré, Tabatinga, Manacapuru, Autazes, São Sebastião do Uatumã, Novo Airão, Careiro Castanho, Coari, Anamã, Beruri, Uarini, Autazes, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Eirunepé, Atalaia do Norte e Benjamin Constant. 
Prédios ganham uma iluminação diferenciada. Foto: Divulgação
Programação
Durante todo o mês, escolas, empresas, instituições públicas receberão a visita de profissionais da saúde que promoverão ações educativas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Entre 5 a 17 de outubro, uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher atenderá ao público feminino na Secretaria Municipal da Educação (Semed). 
A partir do dia 17 de outubro acontecerá uma mobilização na cidade. Unidades Básicas de Saúde tradicionais e unidades móveis atenderão a partir das 7h, para a realização de coleta de preventivo (prioritariamente mulheres entre 25 a 64 anos), solicitação de mamografia de rastreio (50 a 69 anos), além de atividades educativas e a vacina anti-HPV.
Para encerrar a programação será realizada a caminhada contra o câncer de Mama no dia 28 de outubro, a partir das 18h, na Ponta Negra. "É uma forma da população se unir contra a doença que a cada ano mata muitas mulheres. O evento é aberto a todos", garantiu Mourão.
Criação
O Outubro Rosa foi criado em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA), e se caracteriza por colorir de rosa ambientes de acesso público, no intuito de chamar a atenção para a alta ocorrência do câncer de mama, o mais incidente no mundo. No Brasil, ele acontece simultaneamente em várias cidades, durante todo o mês de outubro.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/