Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Prefeitura de Maués lança selo oficial na entrega de certificado do Inpi

Prefeitura de Maués lança selo oficial na entrega de certificado do Inpi
Após uma década de espera e entraves burocráticos, os produtores rurais de Maués receberão oficialmente, na manhã desta sexta-feira (6), o Registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie indicação de procedência, para o guaraná cultivado, produzido e beneficiado no município, com a entrega do certificado atestando as características exclusivas do produto, emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), órgão federal ligado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Na solenidade, que acontece na sede do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a Prefeitura de Maués também apresentará o Selo do Guaraná, a ser utilizado exclusivamente pelos produtos que utilizem a fruta, que é natural do município e cujos primeiros relatos de suas propriedades e consumo pelos índios Sateré Mawe remetem ao século XVII feitos por missões jesuítas europeias na Amazônia.
Foto: Divulgação

Durante o evento, a associação de produtores recebeu da prefeitura um prédio localizado na sede do município onde será instalada a sede administrativa da entidade e onde estão previstas a implantação da agroindústria da fruta e também de uma exposição permanente sobre o produto e toda a cadeia produtiva do guaraná.

Também fazem parte da programação as assinaturas de convênios com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) e com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para prestação de assessorias técnicas aos produtores.

No encerramento, convidados e produtores rurais participarão da entrega de mudas de guaraná no viveiro municipal onde já são cultivadas 200 mil mudas do produto e de outras espécies frutíferas.

Novos Mercados

De acordo com o prefeito de Maués, Junior Leite, com a oficialização da IG e a implantação do selo, os próximos passos para fortalecer o produto serão a ampliação e busca de novos mercados consumidores, principalmente na região Sudeste do País e no exterior, visando a valorização do produto e beneficiando diretamente 2,5 mil agricultores.

"No início deste mês, o guaraná de Maués participou e foi destaque em um dos maiores eventos de gastronomia e hotelaria do mundo, o que mostra o imenso potencial que a fruta tem e que vamos trabalhar para reverter em ganhos econômicos e sociais para o município, principalmente para a Zona Rural", acrescentou.

Ainda de acordo com Junior Leite, o selo também irá atestar aos consumidores, principalmente de Manaus, que o guaraná que estão consumindo e comprando nas lojas, feiras e supermercados da capital possuem realmente as propriedades e características do produto 'Made In Maués'.

"A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural, tem acompanhado e monitorado uma série de produtos em Manaus e até em outros estados que utilizam os nomes 'Guaraná de Maués' ou 'Guaraná da Amazônia' em suas embalagens, mas que não tem nada das características do produto local", alertou o prefeito ao citar que boa parte do guaraná em pó vendido e consumido na capital é misturado com serragem de madeira e outras substâncias.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/