Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Prefeitura de Boa Vista reordena linhas do transporte coletivo

Prefeitura de Boa Vista reordena linhas do transporte coletivo
Desde o último domingo (15) algumas linhas de ônibus de Boa Vista, em Roraima, sofreram mudanças do itinerário para atender a um número maior de passageiros e implantação de linhas circulares na capital.

Segundo a prefeitura de Boa Vista, a mudança visa otimizar o transporte público na cidade." vamos reformular parte das linhas de ônibus já existentes e vai implantar pela primeira vez na capital as linhas circulares. As mudanças começaram a valer desde domingo (15)".

Foram implantadas duas linhas circulares que atendem 34 bairros de Boa Vista. As antigas linhas 310 – Ataíde Teive/ Centro, e 402 – Centenário/ Centro serão absorvidas pelas circulares 501- Paraviana 1/ Conjunto Cidadão 2, e 502 – Paraviana 2/ Conjunto Cidadão 1, respectivamente.

Os ônibus dessas linhas sairão do Paraviana, farão itinerários diferentes até se encontrarem no Conjunto Cidadão e retornarem ao Paraviana. Quatorze ônibus atenderão as duas linhas circulares.

Os veículos dessas linhas não terão paradas para descanso durante o horário de circulação do transporte coletivo, apenas para mudança de motorista, diminuindo o tempo de espera do passageiro. 
Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista
As linhas circulares devem reduzir o tempo de trajeto em até 20 minutos dos bairros mais afastados até o Centro. Nas demais rotas modificadas, os passageiros não precisarão mais pegar dois ônibus para chegar ao destino. Dependendo da linha, a redução pode chegar até 40 minutos. Com isso, reduz-se também o tempo de espera, baldeação e a lotação nos veículos.

Além das duas novas linhas circulares, outras rotas foram reformuladas, acrescentando mais ruas ao itinerário já existente ou criando destinos específicos, como é o caso do Conjunto Pérola, que terá uma linha de ônibus com destino ao Pintolândia (direto) e outra com destino ao Centro. Antes, era preciso sair do Pérola, ir até o Centro, pegar outro ônibus para chegar ao Pintolândia.

As zonas Oeste e Leste terão acesso ao Hospital da Criança com apenas um ônibus, sem necessidade de baldeação. A implantação ocorrerá no período de férias escolares para facilitar a adaptação dos passageiros. Os novos itinerários estarão disponíveis nas paradas de ônibus para orientação dos usuários do transporte coletivo.

“Com essas mudanças a prefeitura espera não apenas melhorar as condições de tempo de deslocamento para os usuários, mas também atingir um número cada vez maior de pessoas atendidas por um sistema moderno, eficaz e confortável”, ressaltou Angélica Leite, presidente da Empresa Municipal Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur).

O transporte público de Boa Vista conta atualmente com uma frota de 78 ônibus, que circulam das 5h à meia noite. A média de passageiros em dias úteis é de 33 mil pessoas.

As linhas 112 - Santa Luzia, 252 - Sen. Hélio Campos, 301 - Equatorial 1 e 2, 501- Conjunto Cidadão 2 (Circular) e 502 - Conjunto Cidadão 1 (Circular) vão trafegar apenas pelo terminal Luiz Canuto Chaves, no Centro.

O objetivo é desafogar o terminal José Campanha Wanderley, também no Centro, e diminuir o tráfego e o congestionamento no Centro Cívico. O usuário do transporte público poderá fazer a ligação entre os dois terminais por meio da integração aberta com o Boa Vista Card.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista
Melhorias no transporte público de Boa Vista

A mudança das linhas com a implantação das circulares é parte do plano de melhoria viária de Boa Vista e foi planejada com base em estudos prévios de impacto no transporte público e população.

Para alterar as linhas de ônibus do transporte público coletivo, a Emhur levou em consideração aspectos como confiabilidade, tempo de deslocamento, acessibilidade, conforto e conveniência para os passageiros.

“Por outro lado, o conforto e a segurança dos usuários dependem de equipamentos públicos modernos e adequados às nossas demandas, assim, a prefeitura já instalou 529 novos abrigos simples e 50 climatizados de um total de 675 previstos para serem entregues”, ressaltou Angélica.

Em fevereiro foi reinaugurado o terminal Luiz Canuto Chaves, no Centro. O local recebe diariamente cerca de 10 mil pessoas que contam com um espaço climatizado e diversos serviços, garantindo conforto aos usuários e maior eficiência do transporte público.

Mudanças de Linhas 
Foto: Divulgação 
Linhas que permanecem

104 – Bairro União
206 – Caranã (UFRR)
215 – Nova Cidade
252 – Bairro dos Estados/ Hélio Campos
308 – Cauamé/Centro
314 – Cidade Satélite/Centro
401 - Cruviana
208 – Monte Cristo

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/