Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Porto privado em Itacoatiara é alternativa para distribuição de combustíveis na Amazônia

Foto:Reprodução/Amazon SatMANAUS - Pensado para resolver o problema no transporte fluvial de combustíveis na Amazônia em função da vazante dos rios, os Terminais Fluviais do Brasil (TFB) investem em soluções para a distribuição nesta época. O terminal de combustíveis, inaugurado em março 2013, é o único porto privado do ramo na região Norte. Está localizado no município de Itacoatiara, no Amazonas, recebe navios e entrega os combustíveis por meio de balsas mesmo em épocas de vazante. 
"Nosso terminal possui uma capacidade de estocagem de 60 milhões de litros, dividido em 12 tanques. Nosso flutuante possui 240 metros de comprimento e podemos receber um navio e descarregar produtos para balsas simultaneamente ou até quatro balsas se não houver nenhum navio atracado. Por tanto, isso é uma operação rápida, muito moderna e segura", descreve o gerente geral da TFB, Helvio Queiroz.Foto:Reprodução/Amazon Sat
Por causa do processo de subida e descida dos rios na Amazônia, muitas vezes as cargas não conseguiam ser entregues em sua totalidade, devido o à dificuldade de locomoção das embarcações. "Os navios não conseguem passar com carga completa, então o prejuízo era grande com o que chamados de 'carga morta'. Por exemplo, um navio podendo trazer 40 mil metros cúbicos de combustíveis só passa com 20 ou 10", exemplificou o gerente. 
Abastecimento facilitado 
O terminal também facilita o abastecimento de outros estados amazônicos. Por isso, o serviço é específico para grandes empresas e prestado às distribuidoras da região que tenham interesse em agilizar o transporte dos combustíveis.
Segundo o gerente da TFB, a logística modificada é a responsável pelos benefícios. "Esse foi um ganho muito grande. Os navios podem vir com carga total, descarregam parte e seguem para os destinos. Na volta deixam uma parte da carga em Itacoatiara e vem para Manaus descarregar o restante. Em Itacoatiara as balsas pegam o produto que vai para os outros estados, como Rondônia, Acre, Pará e parte do Mato Grosso. Isso se deve ao fato do terminal ter o dobro da capacidade de terminais na região norte", explica. Foto:Reprodução/Amazon Sat
Desta forma, para Queiroz, o procedimento ajuda na economia de verbas e de tempo, e diminui o trânsito de balsas no trecho entre Manaus e Itacoatiara. "Isso é até questão de segurança para a população ribeirinha, porque diminui o tráfego de balsas de combustível", afirma. 
O escritório do TFB está localizado na Rua Carlos Henrique Mohering, n°.1.300, Bairro Jauary II, no município de Itacoatiara (AM). Para mais informações, ligue: (92) 2129-1277.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/