Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Polo Industrial de Manaus será pesquisado por núcleo da UEA



MANAUS
- O Observatório do Polo Industrial de Manaus (PIM) iniciou as atividades na quarta-feira (9), no prédio anexo da Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Amazonas (ESO-UEA), localizado na Avenida Ajuricaba, nº 687, Cachoeirinha, zona Sul. Sob o comando da UEA, o projeto tem por objetivo se tornar uma fonte de informações de excelência sobre dados, estatísticas e acontecimentos relacionados à cadeia produtiva do PIM, priorizando o faturamento, bem como, disseminar à imprensa, ao empresariado amazonense e à sociedade como um todo. O espaço é coordenado por uma equipe de professores acadêmicos do Curso de Economia da ESO-UEA, e conta com a participação de quatro alunos oriundos de processo seletivo.De acordo com o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, a proposta do Observatório é de trazer informações do PIM e ajuda no seu desenvolvimento. Costa destacou o grupo de trabalho formado pela UEA, Cieam, Fieam e Fapeam, que vem pensando em estratégia de qualidade formação dos alunos e egressos da UEA para o PIM. “Em sintonia com o Polo Industrial de Manaus, e agora uma nova iniciativa da Universidade do Estado do Amazonas, se reflete em vantagem econômica para o nosso Estado. Um Observatório do PIM na UEA, que nos trará índices e nos permitirá observar a realidade de forma numérica, quantitativa e qualitativa que trará oportunidade de dialogar com o PIM, ampliando nossa parceria”, observou.
Segundo a coordenadora do Curso de Ciências Econômicas e Coordenadora do Projeto Observatório do PIM, Fabiana Lucena Oliveira, o foco do projeto é de assessorar as entidades públicas ou privadas com séries estatísticas, projeção e análise de cenários macroeconômicos, análises para redução de custos e do ponto de vista acadêmico, incrementar as publicações nas áreas de economia e gestão. “Nosso compromisso é assessorar os gestores em sua tomada de decisões. Estaremos à disposição da própria UEA para suporte com os dados que forem julgados relevantes”, salientou.
O Observatório do PIM está programado para funcionar no horário das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. O atendimento será realizado pela equipe formada pelos professores: Fabiana Lucena Oliveira, Luciano Balbino dos Santos e Cleísa Bessa e pelos alunos do 4º período da 1ª turma do Curso de Economia realizado pela UEA em Manaus (AM), Bruno de Melo Ruas, Deyse Maria Portela Carvalho, Luann Felipe de Moraes Lobo e Richards Cristian Trindade Veras.
Os discentes foram selecionados em Processo Seletivo com aplicação de prova de conhecimentos específicos. Para a aluna Deyse Carvalho, a responsabilidade em participar do projeto pioneiro no Amazonas é grande, “Primeiro que é um privilégio fazer parte dessa equipe que está sendo pioneira neste trabalho e poder contribuir para o nosso Estado”, frisou. Além do projeto engrandecer a carreira de cada pessoa que acompanha a equipe do Observatório, também irá proporcionar maior visibilidade para a UEA. “A própria universidade vai ganhar destaque não só aqui no Estado. Mas também, eu creio que isso pode despontar em todo o país”, acredita.

Os discentes do Observatório do Polo Industrial de Manaus foram selecionados em Processo Seletivo com aplicação de prova de conhecimentos específicos. Foto: Roberto Carlos/Secom

Estatística e consultoria Na avaliação do aluno Luann Lobo, a importância do projeto esta na aproximação da universidade e dos alunos ao PIM. “É um trabalho muito importante e estamos muito empolgados para começar as atividades”, disse. Além dos levantamentos de dados estatísticos, também serão realizadas consultorias junto às empresas instaladas no PIM, podendo expandir para outros setores da econômica amazonense. “Sobre avaliações econômicas e macroeconômicas para as indústrias e também para outras demandas, como o comércio e serviços”, completou.
O aluno Richards Veras relata que sua motivação surgiu da necessidade de valorizar o curso de Economia e a profissão que ele escolher para exercer. “A área de Economia não é tão valorizada no Estado do Amazonas, e isso dificulta algumas indústrias que precisam de dados econômicos para poder fazer as suas projeções”, ressaltou. Segundo Veras o trabalho do Observatório é trazer a conjuntura econômica para as empresas do PIM e dos demais seguimentos econômicos desenvolvidos no Amazonas. Bruno Ruas destacou que a UEA já oferece o curso de Economia à distância (não presencial) para os municípios do interior do Estado, e hoje oferece o primeiro curso presencial em Manaus. “Nós somos a primeira turma na capital a cursar Economia de forma presencial. A universidade possui três missões institucionais: ensino, pesquisa e extensão. Então, a proposta do Observatório é exatamente pegar o conhecimento acadêmico e levar para uma prática no mercado de trabalho”, explicou.
Durante a inauguração do Observatório do PIM, a professora Fabiana destacou a participação da professora Gláucia Ribeiro responsável por fornecer os dados para apresentação do primeiro relatório que foi entregue à Gestão Superior. O evento aconteceu na manhã de quarta-feira (9), no espaço físico dedicado ao projeto, que fica no prédio anexo da ESO-UEA, na av. Ajuricaba, nº 687, Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus. Contando com a participação do magnífico reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa; docentes, discentes, colaboradores e convidados externos.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/