Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Plantio de guaraná é realizado em escolas de Maués, no Amazonas

Plantio de guaraná é realizado em escolas de Maués, no Amazonas
Um dos destaques da Semana do Meio Ambiente, que comemora seu dia em 5 de junho, foi o plantio de mais de 40 mudas de guaraná em escolas da Rede Municipal de Ensino em Maués, no Amazonas. A iniciativa faz parte das ações da prefeitura para revitalizar a cultura do fruto símbolo do município, conhecido como a Terra do Guaraná.  
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maués
Segundo o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Paulo Said, a valorização do produto precisa ser estimulada desde criança. “Queremos que nossos jovens tenham contato desde cedo com o guaraná, nossa principal matriz agrícola. Essa cultura de valorização do fruto se perdeu com o passar do tempo e nós queremos resgatá-la”, disse.

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Maués também organizou visitas técnicas de estudantes à sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para acompanhar de perto o processo técnico de plantio do guaraná. A aluna da Escola Municipal Salum de Almeida, Élima Serrão, de 15 anos, ficou encantada com a iniciativa. “Foi uma experiência enriquecedora que vou levar para a vida toda”, afirmou.

Mais de 50 ações de conscientização ambiental foram realizadas nas escolas, como oficinas de reciclagem, que ensinaram como reaproveitar materiais como jornais, garrafas pet e vidros. Todos os produtos feitos pelos estudantes foram colocados em exposição no evento de encerramento da Semana de Meio Ambiente que aconteceu na Praça da Matriz, no Centro, nesta segunda (5).

Segundo a secretária executiva de Meio Ambiente, Fabíola Mendes, este é um trabalho contínuo. “Encerramos as atividades com total dedicação ao meio ambiente. Atingimos nosso objetivo nesses dias e acredito que continuaremos os nossos trabalhos diários em prol de um ambiente equilibrado para toda a população de Maués”, disse.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/