Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Planetário do Pará tem programação gratuita sobre 100 anos do Eclipse de Sobral

Planetário do Pará tem programação gratuita sobre 100 anos do Eclipse de Sobral

A comprovação experimental da Teoria da Relatividade Geral está completando 100 anos, e o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoverá uma programação alusiva ao dia do Centenário do Eclipse de Sobral (CE), na próxima segunda-feira (3), às 14h, no auditório do Planetário, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, bairro do Mangueirão, em Belém.

O eclipse foi muito importante para a comprovação experimental da Teoria da Relatividade Geral, marcando a carreira do físico Albert Einstein, que verificou a mudança da trajetória de um raio luminoso devido à presença da gravidade do Sol.

Foto: Divulgação/Agência Pará

Ao escurecer a manhã de 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral, interior do Ceará, por pouco mais de cinco minutos o fenômeno astronômico trouxe à luz uma nova concepção de tempo, espaço e gravidade para o mundo. Sem a Teoria da Relatividade não seria possível utilizar tecnologias de transmissão sem fio, como celulares, GPS ou portas automatizadas.

O evento contará com duas palestras. A primeira sobre a Teoria da Relatividade e suas aplicações, com o técnico em Física do CCPP, Reginaldo Corrêa Jr., e a segunda sobre os 100 anos do Eclipse de Sobral, com o professor de Física da Universidade Federal do Pará, Marcelo Costa Lima. Após as palestras haverá sessão de cúpula “A viagem de Sobral”.

As inscrições devem ser feitas pelo site. O evento é gratuito e terá emissão de certificado para os participantes.

Serviço

Programação alusiva ao centenário do eclipse de Sobral. Na segunda-feira (3 de junho), às 14 h, no auditório do Centro de Ciências e Planetário do Pará, na Rodovia Augusto Montenegro, bairro do Mangueirão, em Belém. Mais informações: (91) 3216-6303.

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/