Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Pesquisadores do Mestrado em Comunicação da Ufam lançam livro Olhares Comunicacionais, em Manaus

Pesquisadores do Mestrado em Comunicação da Ufam lançam livro Olhares Comunicacionais, em Manaus

Em tempo de contingenciamento de recursos públicos para a educação, produzir conhecimento científico na Amazônia torna-se um desafio. Partindo desse contexto, docentes, discentes e parceiros do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Editora da Ufam (EDUA) e Alexa Editora (SP) uniram esforços para lançar o livro Olhares Comunicacionais. O evento acontece dia 4 de Julho, às 19h, no Les Artistes Café Teatro, na sete de Setembro, centro de Manaus.

A coletânea foi organizada pelo prof. doutor Renan Albuquerque (Ufam) e pelos doutorandos Noélio Martins Costa (Ufam) e Georgio Ítalo Oliveira (Ufam). São 12 artigos que tratam de temas que vão desde o Ecofeminismo até questões relacionadas a Religião, Saberes Indígenas, Convergência de Mídias, Educomunicação, Folkcomunicação e Desenvolvimento Sustentável. Esse conjunto de assuntos é entrelaçado no âmbito da área de concentração do PPGCCom, os Ecossistemas Comunicacionais.

Foto: Divulgação

Um dos artigos que compõe a obra foi produzido pelo mestrando em Ciências da Comunicação da Ufam e repórter do Portal Amazônia, William Costa, que trata sobre ‘Um olhar ecossistêmico sobre o conhecimento religioso’.

“Pesquiso a área de comunicação e religião desde a graduação. O que me motiva a estudar sobre essa temática é a ascensão. Ascensão, especificamente, dos evangélicos e sua presença na internet. O artigo é um recorte teórico, a partir da construção da ciência, que fragmentou o conhecimento em científico, empírico, filosófico e religioso. E a religação desses saberes através da perspectiva dos ecossistemas comunicacionais”, explicou.

Para Renan Albuquerque, coordenador do PPGCCom e pós-doutor em Antropologia pela PUC-SP, o momento é de democratização do conhecimento científico. “O livro tem alta relevância por se tratar de uma ação de divulgação de ciência. A gente milita nessa área e essa divulgação perpassa pela democracia científica porque tem como meta levar conhecimento ao público em geral”, afirmou.

PPGCCOM 10 anos

A obra marca os 10 anos de existência do primeiro curso de Mestrado em Ciências da Comunicação na Amazônia, que até junho de 2019 outorgou o título de mestre a 57 profissionais. São egressos dentre os quais hoje trabalham em redações, assessorias, na docência e na pesquisa. 

O prefácio foi escrito pela professora doutora Edilene Mafra, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Ufam, e da Uninorte. Edilene é especializada em divulgação de ciência por meio do radiojornalismo. 

Lançamento do livro

A programação de lançamento terá a presença da mestranda do PPGCCom, Maya Batista, e do diretor-presidente da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (FUNTEC), Oswaldo Lopes Filho, que comporão mesa de debates sobre a comunicação na Amazônia na atualidade. O músico amazonense e também mestrando do PPGCCom, Zeca Dantas, faz apresentação no evento. 

Promocionalmente, no lançamento, será possível obter exemplares do livro Olhares Comunicacionais por R$ 40. Após isso, apenas no site da Amazon Brasil ao custo de R$ 72 + frete, no link: https://www.amazon.com.br/Olhares-Comunicacionais-Renan-Albuquerque/dp/8554670892.

Sobre a obra

A obra “Olhares Comunicacionais” reúne estudos associando os ecossistemas comunicacionais e mantendo diálogos com diversas disciplinas, levando em consideração concepções teóricas e metodológicas sobre sistemas, redes comunicacionais de interação social, linguagens comunicativas, educomunicação, comunicação organizacional e formas de conhecimento híbridas ancestrais, religiosas, científicas e populares. 

A obra sugere novas possibilidades do conhecimento acadêmico, com base nos estudos da comunicação e nos objetos de estudos em diferentes nuances, acentuando seu caráter dinâmico, integrador, versátil, interacionista e interdisciplinar, bem como integrando múltiplos processos sociocognitivos, culturais e informacionais.

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/