Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Personalidades da Amazônia recebem prêmio contribuição científica

Personalidades da Amazônia recebem prêmio contribuição científica
Foto: Divulgação/Inpa
Como reconhecimento ao trabalho e contribuições para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação prestado ao instituto e à região amazônica, os pesquisadores Bertha Koiffmann Becker (in memoriam), Niro Higuchi e o general de Exército, Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira serão  homenageados, no próximo dia 16, com a Menção Honrosa Rio Negro pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Criada em 2008, a medalha é a mais alta homenagem conferida pelo Inpa a profissionais de reconhecida competência científica. A cerimônia acontecerá, às 19h, no Auditório da Ciência do instituto, situado na rua Otávio Cabral, s/nº , bairro Petrópolis, Manaus (AM).

A escolha das personalidades condecoradas com a Menção Honrosa Rio Negro é feita por indicação do Conselho Diretor do Inpa, composto pelos coordenadores de Ações Estratégicas, de Pesquisas, de Extensão, de Capacitação e de Administração, chefia de Gabinete, Assessoria de Comunicação e Coordenação de Apoio aos Programas, Contratos e Convênios. 

Homenageados

Natural do Rio de Janeiro, a importante geógrafa brasileira Bertha Becker ficou conhecida como “cientista da Amazônia”. Tinha como principal tema de pesquisa a geografia política da Amazônia e do Brasil, fazendo uma síntese das mudanças decorrentes das transformações ocorridas nas dinâmicas espaciais da região amazônica. Dirigiu e integrou grupos de pesquisa internacionais na União Geográfica Internacional (UGI).

Becker atuou como consultora e assessora do antigo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Integração Regional e das Relações Exteriores. Foi presidente da Comissão Nacional do Brasil e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia (Anpege). Participou também da concepção do Plano Amazônia Sustentável.

Outro homenageado é o pesquisador titular do Inpa, desde 1980, Niro Higuchi. Doutor em Engenharia Florestal, responsável pelo Laboratório de Manejo Florestal, Higuchi é coordenador de projetos sobre Manejo Florestal, Dinâmica de Carbono e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Madeiras da Amazônia (INCT-Madeiras da Amazônia). O pesquisador ajudou na elaboração de um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) e foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2007.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 1A, Higuchi é responsável pela disciplina de Manejo Florestal do curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Inpa. É membro titular da Academia Nacional de Engenharia (Ane) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O outro homenageado é o General Theophilo, que esteve a frente do Comando Militar da Amazônia (CMA) deixando o cargo, em abril deste ano, para assumir o Comando Logístico do Exército, em Brasília. Diferente dos demais, Theophilo não é da academia, mas tem contribuído com a idealização de vários programas que buscam o desenvolvimento da Amazônia, baseados na sustentabilidade econômica e sem degradação do ambiente, dentre eles o Amazônia Conectada. O general também implantou o Pró-Amazônia, programa do Exército Brasileiro que dá apoio aos cientistas para realizarem pesquisas nas mais remotas regiões da Amazônia.

A carreira no Exército do general Theophilo inclui passagens pelas Nações Unidas como Observador Militar na América Central (Onuca) e como integrante do Grupo de Trabalho do Instituto de Desarmamento e Pesquisa das Nações Unidas, em Genebra (Suíça). Foi também assistente do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. 

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/