Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Parlasul cria grupo de alto nível para propiciar diálogo na Venezuela

Parlasul cria grupo de alto nível para propiciar diálogo na Venezuela
A Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul) resolveu criar “um grupo de alto nível que possa propiciar o diálogo político entre a oposição e o governo venezuelano", disse nesta terça-feira (25) um dos vice-presidentes do Parlasur, o uruguaio Daniel Caggiani. As informações são da Agência Brasil.

O grupo de alto nível deve se reunir nos primeiros dias de maio com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro; com sua chanceler, Delcy Rodríguez; com o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela (Parlamento), Julio Borges; e com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) do país, Maikel Moreno.
Foto:Reprodução
"Esta resolução foi tomada em comum acordo com o conjunto dos países", disse Caggiani à Rádio Uruguai.  O Parlasul é o órgão democrático e legislativo da representação dos Estados membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Em 1o de dezembro passado, a Venezuela foi suspensa do bloco pelos demais integrantes, por não cumprir obrigações assumidas quando se incorporou ao Mercosul, em 2012.Conflito prejudicialA finalidade dos encontros de alto nível será "buscar um caminho para que possa haver um diálogo entre as partes para aplanar o conflito político que existe na Venezuela e que não favorece nem aos cidadãos venezuelanos, nem ao governo e nem a oposição", explicou Caggiani.A Venezuela vive uma reativação dos protestos contra Maduro desde que, em 29 de março, o TSJ decidiu assumir as competências do Parlamento, devido à persistência de um suposto "desacato" do mesmo, uma decisão que finalmente não foi aplicada.Desde que começaram os protestos antigovernamentais em todo o país já ocorreram 27 mortes, mais de cem feridos e quase 800 detidos, segundo dados da ONG Fórum Penal Venezuelano.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/