Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Paraenses se preparam para os desfiles da Semana da Pátria

Paraenses se preparam para os desfiles da Semana da Pátria
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inicia nesta sexta-feira (1º) o cronograma dos desfiles que marcam a Semana da Pátria, em Belém. A expectativa é que mais de 60 mil alunos participem das programações, que serão realizadas até o dia 7 de setembro, data em que se comemora a proclamação da independência do Brasil, consolidando a ruptura política entre Brasil e Portugal, em 1822.

Tendo como referência essa data e as transformações que ocorreram no Brasil desde então, alunos de escolas públicas e particulares do Brasil inteiro saem às ruas para comemorar, um ato de civismo e amor à Pátria. Nos municípios do interior do Pará, os desfiles são organizados pelas prefeituras. Em Belém, os desfiles ocorrem em alguns bairros e são promovidos pela Seduc. Já o tradicional desfile do Dia da Raça, no dia 5 de setembro, é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) na Aldeia Amazônica, com a participação de creches e escolas municipais.
Foto: Fernando Nobre/Agência Pará

No dia 7 de setembro é realizado o tradicional Desfile Cívico-Militar da Independência, em Belém, na Avenida Presidente Vargas. Cerca de três mil homens e mulheres de tropas federais, estaduais e municipais participam do desfile.

Programação nos bairros

A programação do desfile nos bairros começa com as escolas do distrito de Icoaraci, no Conjunto Cohab, em frente à Escola Estadual Poranga Jucá, no horário de 8h às 12h. Também nesta sexta-feira, 1º de setembro, será realizado o desfile das escolas da Bahia do Sol, em Mosqueiro, de 8h às 12h.


Nos dias 4 e 5 - em frente à Agência Distrital de Icoaraci, localizada na Rua Manoel Barata -  o desfile continua com a apresentação de escolas municipais e estaduais, de 8h às 13h. Os alunos do bairro da Cremação também desfilam no dia 5, de 7h30 às 12h, em frente à Praça Padre Thiago Way, entre Caripunas e Fernando Guilhon.



As escolas estaduais de Ananindeua não realizarão desfile escolar, mas promoverão caminhadas no dia 5, em alusão às comemorações de Independência. Os estudantes percorrerão as principais ruas do entorno da Rodovia Transcoqueiro, em defesa da paz e do meio ambiente.  As instituições da Colônia Chicano e Pau Darco (Santa Bárbara) e Carananduba (Mosqueiro) também desfilam no dia 5, no horário de 8h às 12h.


No dia 6, os desfiles chegam ao bairro do Guamá, na esquina da Passagem Silva Castro com a Rua Silva Castro, de 8h ao meio-dia. As escolas de Outeiro também desfilam no dia 6, em frente à Escola Bosque, de 8h às 12h. As escolas da Vila de Mosqueio desfilam no dia 6, de 8h às 12h.


A organização do desfile envolve a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais de Saúde de Belém e Santa Bárbara, Prefeitura de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Pro Paz.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/