Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Paraense superou pobreza para vencer no jiu-jítsu em Manaus

MANAUS - O ano de 2015 foi especial para Claudevan Martins, mais conhecido como 'Soneca'. O faixa-preta de jiu-jítsu foi campeão do Abu Dhabi Combat Championship (ADCC), título mais cobiçado da modalidade. Radicado em Manaus, o paraense de Alenquer superou a pobreza para vencer no esporte e chegar ao topo.
Soneca coleciona medalhas no jiu-jítsu. Foto: Divulgação/Emanuel Mendes Siqueira
"Hoje eu poderia estar no mundo das drogas, mas graças a Deus tenho o esporte como meu trabalho". O depoimento de Claudevan Soneca diz muito sobre como o jiu-jítsu mudou sua vida. Ele revela que perdeu muitos amigos para o mundo do tráfico, mas encontrou na arte suave a solução para mudar a vida de sua família.
O apelido de Claudevan pode ser entendido em um simples bate-papo. O jeitão tranquilo, os olhos caídos e a fala mansa entregam rapidamente a origem do 'Soneca'. Mas por trás de um cara sossegado e reflexivo, também existe uma história marcante de superação.
Sem dinheiro, o lutador da Associação Monteiro entrou no jiu-jítsu graças a um projeto social. Curiosamente, sua paixão na infância era o futebol. "Eu era um bom jogador, mas nasci mesmo é pro jiu-jítsu", disse ao canal Amazon Sat.
Soneca acompanhava o ADCC quando adolescente e também sonhava em ser um campeão, a exemplo de ídolos locais como Ronaldo Jacaré. "Eu tinha o sonho de lutar, mas como eu não tinha condições, não acreditava muito".Superação na balança e no tatameO sonho virou realidade em 2015. Para isso, Soneca precisou perder 20 quilos em apenas um mês. "Nem eu acreditava, mas com a ajuda da minha mulher eu cheguei lá", disse o lutador. A esposa é Angélica Gonçalves, também lutadora de jiu-jítsu. "Eu ficava pesquisando pra ver o que ele tinha que comer. Não sou nutricionista, mas pedi ajuda de muita gente", disse a companheira.
E como nada é impossível para uma família de lutadores, Soneca foi ao ADCC. "Na primeira luta, eu finalizei em 14 segundos. Na outra também consegui uma finalização rápida. A adrenalina subiu e consegui trazer o título", contou Soneca, que também possui os títulos brasileiro e mundial no currículo.Rumo aos Estados Unidos
O currículo vitorioso faz com que Soneca sonhe alto em 2016. Ele estuda propostas de outros países e deve se mudar para os Estados Unidos. "Vou correr atrás pra tirar meu visto. Tenho certeza que nesse ano vou pros Estados Unidos para representar o Amazonas", comemorou.
No topo do mundo, Soneca olha pra trás e valoriza a história de superação que o tornou um vitorioso não só na carreira, mas na vida. "Não imaginava que um simples menino, um dos piores da academia, que não sabia nem fazer polichinelo, podia chegar onde cheguei. Deus me concedeu isso".

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/