Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Pará registra aumento na geração de empregos

Pará registra aumento na geração de empregos
Pelo segundo mês consecutivo os empregos formais apresentaram resultados positivos no Estado do Pará, registrando mais contratações do que demissões. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (21) pelo Ministério do Trabalho, no último mês de outubro foram gerados 667 novos postos de trabalho no Estado, decorrentes de 20.272 admissões contra 19.605 desligamentos.
Foto:Reprodução/Agência Pará

Para o gerente de Trabalho e Emprego do Estado, César Marda, o mercado tem reagido positivamente em consequência dos resultados da economia, apontando crescimento de empregos em várias áreas, como a construção civil. Mas os setores que apresentaram a maior geração de postos de trabalho foram comércio e serviços. Os números vêm apresentando recuperação desde o mês de junho, com as admissões maiores que as demissões.

Com o resultado atual, aliado ao do mês de setembro (+ 3.283), o mercado de trabalho formal no Pará mostra sinais de reação. Em agosto fechou com retração de 524 empregos celetistas (com carteira assinada), interrompendo dois meses seguidos de alta: julho (+ 1.862) e junho (+ 674). Antes desses resultados, o Estado acumulava 22 meses seguidos de saldo negativo. “A tendência é melhorar com os bons resultados da economia em 2018, sendo um ano de admissões e não de demissões”, ressaltou Cesar Marda.

Na comparação com os anos anteriores, segundo os dados do Caged, o desempenho do mercado de trabalho paraense é o melhor dos últimos quatro anos. Mesmo com o saldo positivo em outubro passado, o mercado formal ainda registra saldo negativo ao longo de 2017, com redução de 2.380 empregos celetistas.O desempenho positivo do Pará em outubro foi o 18º melhor dentre os 22 Estados que apontaram mais contratações do que desligamentos. Em todo o País, a criação líquida foi de 76.599 vagas formais de emprego em outubro - melhor dado para o mês desde 2013 (94.893), no sétimo resultado positivo consecutivo no ano.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/