Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Operação em MT descobre esquema bilionário de sonegação de impostos

Operação em MT descobre esquema bilionário de sonegação de impostos
Os resultados da Operação Ararath foram divulgados nesta quinta-feira (14), em Cuiabá, pela Receita Federal, Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

A operação começou em 2014 e foi concluída este ano, com 15 fases. Foram denunciadas quase 40 pessoas entre empresários e autoridades públicas do executivo e legislativo mato-grossense, como deputados estaduais, federais, secretários de estado e os ex-governadores Silval Barbosa e Blairo Maggi, senador e atual ministro da Agricultura.

O Coordenador Geral de Fiscalização da Receita Federal, Flávio Vilela, detalha que cerca de 10% dos valores devidos são de pessoas físicas e que a maioria das multas foi aplicada a empresas.

Esses procedimentos fiscais identificaram que o grupo que se valeu de sistema financeiro paralelo para movimentar cifras milionárias, que serviam, além de enriquecimento ilícito, para corromper servidores públicos e financiar ilegalmente campanhas eleitorais, por exemplo.

Além das multas da Receita, o Ministério Público Federal já conseguiu o ressarcimento à União e ao Estado de Mato Grosso no valor de 228 milhões de reais oriundo de acordos de colaboração. E ainda mais de 300 milhões de reais em bens dos acusados.

Silval Barbosa reconheceu parte dos desvios em delação premiada. O ministro Blairo Maggi nega as denúncias.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/