Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Operação apreende aves em extinção e mais de 2 toneladas de pescado ilegal

Operação apreende aves em extinção e mais de 2 toneladas de pescado ilegal
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Opens external link in new windowIpaam), com o apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAmb-AM), realizou no período de 12 a 26 de agosto de 2016 a "Operação Awá". A ação realizou patrulhamento e fiscalização ambiental com ação repressiva no combate a ilícitos ambientais em oito municípios. A fiscalização também atingiu as áreas de proteção ambiental dentro a área com as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá e Amanã, assim como a Reserva Extrativista (Resex) Catuá – Ipixuna. O objetivo também era reprimir atividades de caça ilegal, a apreensão de animais, desmatamento, queimadas e até narcotráfico e pirataria, na região do Médio e Alto Solimões, Purus e Juruá. Vários crimes e infrações contra a fauna foram detectados durante os 14 dias de operação. Foram apreendidos 2,190 toneladas de pirarucu, um pirarucu de cativeiro, 346,5 quilos (kg) de carne de caça, 261 ovos de quelônio, 21 quelônios e 5 aves em extinção resgatadas. Quanto aos crimes e infrações contra a flora foram apreendidos 12 metros cúbicos de madeira serrada, 350 kg de carvão vegetal. Além disso, o Ipaam realizou intervenções em uma Área de Preservação Permanente (APP).Os municípios abrangidos pela operação foram Codajás, Beruri, Coari, Alvarães, Uarini, Anamã, Tefé e Fonte Boa, bem como nas comunidades de Tabuleiro do Ferro, Novo Viola, Porto Boa Vista, Bate-Papo, Acari, São Pedro, Itaúba, Itaituba, Jubará, Tucuiú, São José do Cuiú-cuiú, São João do Ipecaçu, Ubim e Nova Esperança. "Esta é uma região é bastante problemática quanto à ocorrência de crimes ambientais. É uma operação que envolve um esforço coletivo do Ipaam e do Batalhão por região de difícil acesso e muitos riscos", disse o Gerente de Fiscalização do Ipaam, Rodrigo Serafini.

Ao todo foram lavrados 35 autos de infração que totalizaram mais de R$ 1,8 milhão em multas. Também foram lavrados 39 termos de apreensão/depósito, seis termos de doação, sete termos de soltura, sete termos de destruição, dois termos de embargo e uma notificação.

Durante o período da operação foram abordadas, aproximadamente, 137 embarcações e 3.780 pessoas, culminando com a condução e a prisão de diversos infratores, apreensões de quatro armas de fogo, 32 munições de diversos calibres, oito embarcações, dois motores de popa e uma escavadeira, resultando na formalização de 11 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e 14 flagrantes delitos.
Canal de denúncia

O Ipaam, por meio da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), recebe denúncias de ilícitos ambientais pelos telefones (92) 2123-6715 e 2123-6729 ou diretamente na sede do órgão. Já o Batalhão de Policiamento Ambiental recebe denúncias através da linha direta 98842-1547 ou ainda pelo 190.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/