Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

O papel dos moradores de Manaus diante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela ONU

O papel dos moradores de Manaus diante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela ONU

Em 2017, 193 líderes mundiais se reuniram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para criar uma agenda comum para o Desenvolvimento Sustentável. Ao todo, 17 objetivos foram criadas e deverão ser implementados até 2030. Durante a programação da Virada Sustentável 2019, Manaus receberá o "Caminhão Conhecendo os ODS", que apresentará, na prática, como o manauara pode se mobilizar e fazer sua parte para cumprir os objetivos da Agenda.

Segundo a coordenadora da ação, Ana Carolina Xavier, CEO da NTICS Projetos, os manauaras precisam conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pois são parte do planeta e estarão alinhados a esse processo de transformação.

"Os ODS são 17 e estão alinhados à Agenda 2030. Governos, cidadãos e empresas precisam estar alinhados a esses 17 objetivos, para que eles sejam atingidos e o planeta alcance a sustentabilidade no mais alto patamar. Dentre esses objetivos, temos as metas, e todas podem ser ativadas no dia-a-dia e modo de viver, para que sejamos mais sustentável”, conta.

Foto: Divulgação


Ana Carolina explica que, no dia a dia, são pequenas ações que podem mudar o mundo. “Dentro de casa, por exemplo, ele pode adotar o ODS Fome Zero e Agricultura Sustentável, produzindo seu próprio alimento, trabalhando a reciclagem, separação de lixo, e isso está relacionado à um ou mais ODS, e como eles estão integrados, um acaba correspondendo a necessidade para que o outro seja atingido", pontua Ana.

Manaus é a segunda cidade do país a receber o projeto ‘Caminhão Conhecendo os ODS', que passou por Joinville no início do mês e, depois da capital amazonense, seguirá para Rio Claro. A expectativa do projeto é reunir 20 mil pessoas nas três cidades. 

O objetivo principal é fazer com que a população possa ver de perto o que são os ODS e como eles podem ser aplicados no dia a dia de cada cidadão. Para isso, são realizadas diversas atividades como oficinas práticas, serviços e atividades de educação relacionadas a cada um dos 17 ODS.

"Toda a programação do 'Caminhão Conhecendo os ODS' proporcionará uma experiência de vivência nos ODS, por exemplo, do ODS 2: Fome Zero, o participante poderá fazer oficinas de horta e compostagem.  No ODS 10: Redução das Desigualdade, o participante poderá vivenciar através da realidade virtual, situações que remetem à populações de baixíssima renda na Etiópia, por exemplo.

Foto: Divulgação

A dona de casa Marly Fortunato, moradora de Manaus, tem a preocupação de cultivar suas próprias plantas e, de acordo com ela, as medicinais são as preferidas.

"Eu sempre tiver horta em casa, tanto pela economia em não ter que comprar sempre e os gastos com medicação industrializada, quanto pela importância de ter essas plantas cultivadas, pois sempre que surge um problema como uma dor de barriga, dor de cabeça, enjoo, eu vou na minha horta e faço um chá, que é mais eficiente", conta.

A preocupação de dona Marly é a de muitas pessoas na Amazônia, mas ainda é preciso mais para cumprir os ODS, e o 'Caminhão' será a oportunidade que os manauaras terão de conhecer como podem ajudar no desenvolvimento sustentável.

Foto: Marly Fortunato/Acervo Pessoal


O 'Caminhão Conhecendo os ODS' estará, neste sábado (27), de 9h às 18h, na Praça da Polícia, Centro de Manaus, e toda programação, com oficinas, palestras e cursos, será gratuita. O projeto fará parte da Virada Sustentável, organizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e um conselho criativo formado por 57 organizações, além de receber o apoio institucional da Fundação Rede Amazônica através do Projeto Consciência Limpa.


Programação Caminhão Conhecendo os ODS Manaus
Horário: 10 às 18h
Local: Praça da Polícia, Centro.


Dentro do Caminhão:

ODS 1 – Exibição de vídeos sobre ações para a redução da fome no Planeta

ODS 5 - Homenagem a seis mulheres que promovem o empoderamento feminino no Brasil: Zeth Marques (PA), Roberta Negrini (SP), Fátima Yawanawa Sheki (AC), // Maria Cristina Pereira (Manaus), Livia de Oliveira (Rio Claro) e Raquel S.Thiago (Joinville)

ODS 16 - Paz representada através de infográficos

ODS 10 - Experiência de Realidade Virtual (VR) em videos curtos sobre diversidade e desigualdade produzidos pelo americano Daniel Bury e dublados em português. Um deles é o trailer do projeto Chasing the World (2min03seg) e o outro sobre o contraste entre pessoas que sobrevivem em lixão nas Filipinas e o paraíso natural coexistente na região (1min23seg).


Barracas:


ODS 2 - Oficina sobre compostagem, hortas caseiras e PANCs; e exposição de frutos amazônicos.

ODS 8 - Dicas para elaboração de currículo e direcionamento de carreira

ODS 12 - Oficinas sobre culinária sustentável e palestras sobre nutrição

ODS 11 - Oficina de brinquedos com resíduos recicláveis

ODS 9 - Oficina sobre robótica

ODS 4 - Exposição dos trabalhos da rede pública de ensino

ODS 13 - Apresentação dos impactos de hidrelétricas em florestas alagáveis, o projeto Torre Atto e exposição sobre o Amazon-FACE, um experimento na floresta.

ODS 15 - Exposição de animais silvestres vítimas de crimes ambientais, programa de conservação do gavião-real e óculos de Realidade Virtual.

ODS 14 - Jogo Pescaria e atividades lúdicas do INPA sobre mamíferos aquáticos da Amazônia: jogos, filmes, e cartilhas.

ODS 6 - Demonstração do "Ecoágua", um filtro que purifica água de rios e Jogo da Água.

ODS 7 - Demonstração de funcionamento de energia eólica e da solar e Ecogame.

ODS 3 - Espaço para serviços de saúde com práticas odontológicas e atendimento laboratorial e Atendimentos de estética, enfermagem e biomedicina.

ODS 17 - Programação diversificada sobre ODS com parcerias e oficinas.


Programação no Palco do Coreto


10h às 10h20 - Abertura evento com NTICS, Whirlpool/Consulado

10:20-10:30 - Pronunciamento sobre a Programação

10:45-11:00 - Palestra informativa sobre primeiros socorros ao traumatismo dentário, e sobre o ART, técnica precinizada pela OMS para o acesso universal ao tratamento da doença cárie.

13:00-13:30 – Apresentação do ATLAS ODS da Universidade Federal do Amazonas

13:30-14:00 - Espetáculo de Clown

14:00-14:30  - Atividade Interativa – Dona Abelha, contador de história (uma artista fantasiada de Dona Abelha conta histórias variadas)

14:30-15:00 - Teatro com Ensaio Aberto

15:00-15:30 - Demonstração de Luta – Muay Thay (com alunos/crianças da comunidade e com atletas profissionais do Amazonas)

Espaço para Crianças

Com jogos e brincadeiras durante todo o dia.

Apresentado os ODS ao empresariado local

O 'Talks Conhecendo os ODS' será a oportunidade que o empresariado local terá de entender o contexto dos ODS no mundo e no Brasil. Segundo a organização do evento, a ideia é mostrar que as empresas e instituições podem colaborar com o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas. No evento, serão apresentados cases de empresas como a Whirlpool Corporation, da sociedade civil, de instituições de ensino e de pesquisa da região.

O evento será realizado no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus, das 8h30 às 11h deste sábado, e terá a participação da Ana Carolina Xavier, CEO da NTICS Projetos, e de um representante da Whirlpool Corporation.



Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque. 

O Brasil foi um desses países a assinar compromisso de melhorar seus indicadores até o ano de 2030. Por isso, os ODS também são conhecidos como Agenda 2030. Cada um dos objetivos trata de uma área diferente, mas estão interligados. São eles:

1 - Erradicação da Pobreza

2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável

3 - Saúde e Bem-Estar

4 - Educação de Qualidade

5 - Igualdade de Gênero

6 - Água Potável e Saneamento

7 - Energia Acessível e Limpa

8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura

10 - Redução das Desigualdades

11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

12 - Consumo e Produção Responsáveis

13 - Ação contra a Mudança Global do Clima

14 - Vida na Água

15 - Vida Terrestre

16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

17 - Parcerias e Meios de Implementação

Virada Sustentável Manaus



A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina e movimenta a cidade com oficinas, exposições, intervenções artísticas, limpeza de rios e igarapés, doação de mudas, atividades de bem-estar e saúde, entre outros. Correalizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e em parceria do Instituto Virada Sustentável, o evento leva informação e educação sobre sustentabilidade para milhares de pessoas, utilizando uma abordagem alegre e inspiradora. 

Fundação Rede Amazônica



A Fundação Rede Amazônica é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/