Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Nove toneladas de pescado irregular foram apreendidas durante defeso, no Mato Grosso

Nove toneladas de pescado irregular foram apreendidas durante defeso, no Mato Grosso
Um balanço da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso apontou que cerca de nove toneladas de pescado irregular foram apreendidas durante o período de defeso. Entre 1º de outubro de 2018 e 31 de janeiro deste ano, foram aplicadas multas que somaram quase R$ 1 milhão.

Ainda segundo a secretaria, dezembro foi o mês com maior número de ocorrências: foram mais de quatro toneladas de peixes apreendidas. A pesca foi novamente autorizada no dia 1º de fevereiro, mas os técnicos seguem com o trabalho preventivo e de educação ambiental.

Servidores da fiscalização estão percorrendo, por terra e de barco, municípios da Baixada Cuiabana para conversar com pescadores amadores e donos de pousada onde se pratica a pesca esportiva e falar sobre o que pode não pode ser feito, de acordo com o que determina a lei da pesca.

Algumas regras a serem seguidas são: estar habilitado com a carteira de pesca, não usar equipamentos proibidos e respeitar a cota e o tamanho mínimo do pescado, que para amadores é de cinco quilos e um exemplar, e para profissionais é de 125 kg por semana.

Nos trechos dos rios federais que fazem divisa com outros estados, a pesca continua proibida até o dia 28 de fevereiro. Em áreas de unidade de conservação, a pesca é proibida durante todo o ano.
 

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/