Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Abril 2024

Nova espécie de mamífero da Amazônia recebe nome em homenagem ao Saci

Nova espécie de mamífero da Amazônia recebe nome em homenagem ao Saci
A ciência ampliou novamente o conhecimento sobre a megadiversidade da Amazônia. Uma cientista do Museu Paraense Emilio Goeldi e colegas do Brasil e Estados Unidos publicaram artigo no início deste mês descrevendo uma nova espécie que habita a região. Trata-se de um pequeno marsupial batizado de Monodelphis saci, em homenagem à entidade do folclore brasileiro conhecida por travessuras e por usar um gorro vermelho com poderes mágicos.
O nome 'saci', de acordo com Silvia Pavan, autora líder do estudo, deve-se ao visual do animal: a tonalidade avermelhada de sua cabeça se destaca diante da cor amarronzada da pelagem de seu corpo. “Escolhi como epíteto específico o nome ‘saci’, em alusão ao capuz vermelho desse personagem, e também como uma forma de homenagem ao folclore brasileiro", conta Silvia, pesquisadora do Museu Goeldi. 
Foto: A. O. Maciel
Representantes do gênero Monodelphis são popularmente conhecidos como catitas (ou cuícas-de-cauda-curta). São da mesma família do gambá – conhecido na Amazônia como mucura - mas bem menores (variam de 7 a 20 centímetros de comprimento). Possuem hábito terrestre a semi-fossorial, o que quer dizer que apresentam algumas adaptações físicas para cavar e realizar atividades no subsolo. Para a espécie em questão, Monodelphis saci, o comprimento do corpo é de cerca de 10 centímetros.

Pesquisa 

Não foi por meios mágicos que o Monodelphis saci se escondeu da ciência até hoje, apesar de sua população ser aparentemente numerosa, e sim por ausência de dados tratados sobre o animal. Em 2008, quando ainda era aluna do Mestrado em Zoologia do Museu Goeldi/Universidade Federal do Pará, Silvia Pavan analisou dois exemplares do gênero Monodelphis trazidos de uma coleta na Floresta Nacional do Crepori, Itaituba (PA).

Ao estuda-los, a pesquisadora identificou um como pertencente à espécie Monodelphis glirina e o outro pertencente a uma espécie ainda sem nome, por possuir características diferentes de outras já registradas. Silvia só voltou a investigar a questão mais à frente, durante seu doutorado na City University of New York (EUA). Em publicação de 2014, a pesquisadora confirmou, a partir de dados genéticos, que o agora batizado Monodelphis saci representava mesmo uma espécie ainda não descrita.

Durante seu pós-doutorado no Museu Goeldi, Pavan deu prosseguimento ao estudo morfológico detalhado – descrição aprofundada das estruturas físicas do animal, incluindo seu crânio e dentes – para sacramentar que se tratava de uma espécie diferente das encontradas anteriormente. A recente análise incluiu o exame de exemplares tombados em diversas coleções, boa parte deles na própria coleção de mamíferos (mastozoologia) do Museu Goeldi, e contou com colaboração de Ana Cristina Mendes, da UFPA.

Desdobramentos 

Silvia destaca que a descrição e reconhecimento formal de novas espécies contribuem para o conhecimento básico sobre a diversidade e distribuição da fauna na Amazônia na atualidade. A partir daí, vários caminhos se abrem, “incluindo a possibilidade de estudos de cunho evolutivo e biogeográfico (buscando entender a origem e distribuição de tal diversidade) e de conservação (implementação de políticas públicas que apontem áreas de grande diversidade biológica, prioritárias para a conservação)”, segundo a líder do estudo.

Silvia Pavan é pesquisadora-bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi e desenvolve projeto que, entre outros objetivos, procura analisar a morfologia e providenciar a descrição formal de novas espécies de marsupiais, previamente identificadas por estudos de filogenia molecular na coleção de mastozoologia do MPEG. O Monodelphis saci é a primeira espécie descrita como resultado desse trabalho.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/