Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

No Acre, Bujari terá nova medida de racionamento de água por causa da estiagem

No Acre, Bujari terá nova medida de racionamento de água por causa da estiagem
Com o início do período de estiagem, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) vai adotar, a partir da próxima segunda-feira (6), novas medidas de contingência para garantir o fluxo de distribuição de água para a cidade de Bujari, no Acre, que fica a 22 quilômetros da capital Rio Branco.

O município atualmente é dividido em duas zonas: cada uma recebe água um dia sim e outro não. Com essa nova medida, cada zona vai receber água um dia sim e dois dias não. Isso foi necessário, segundo Depasa, porque os reservatórios diminuíram consideravelmente nos últimos 30 dias.

O diretor de operações do departamento, David Melo, diz que essa situação é consequência da falta de chuvas no último verão, uma vez que o Igarapé Redenção – que abastece o reservatório de Bujari – parou de escoar desde então.

“O que acontece: em um local que você só tira água e não repõe, a tendência é que ele seque. Então essa medida visa de a gente preservar o máximo de água nesse reservatório pra ultrapassar esse período de verão”.

A expectativa é que a situação volte ao normal até novembro. O diretor ressalta que é importante que as pessoas usem a água com consciência já que o perigo de a região ficar desabastecida é real.

O Depasa estuda uma escavação do reservatório para aumentar a capacidade. O projeto foi enviado ao Banco Mundial e o governo espera a aprovação do orçamento para começar as licitações.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/